Redação Rios
MANAUS (AM) – O influenciador digital, Jardel Davi Progênio da Silva, de 27 anos, foi indiciado, nessa terça-feira, 15/4, pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) por incitação ao crime.
Na ocasião, Jardel publicou um vídeo incitando a população a subtrair fios de cobre de radares recentemente instalados na cidade de Manaus.
Leia também: Policiais queimam cruzes e fazem gestos nazistas em São Paulo
De acordo com o delegado Ivo Martins, titular da 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), as diligências foram iniciadas após a equipe tomar conhecimento de uma denúncia sobre a divulgação de conteúdos que incentivavam práticas criminosas.
“Condutas como essa não podem ser toleradas, pois incentivam diretamente a prática de atos ilícitos. Durante oitiva na delegacia, o autor reconheceu a infelicidade de suas declarações e, ao final do procedimento, foi indiciado com base no artigo 286 do Código Penal Brasileiro (CPB), que trata do crime de incitação ao crime”, destacou o delegado.
O investigado compareceu ao 19° DIP acompanhado de sua advogada e foi formalmente interrogado no âmbito do inquérito instaurado.
Após o indiciamento, Jardel foi às redes sociais para pedir desculpas pelo vídeo publicado dias antes quando disse que “os cracudos deviam parar de furtar tampa de bueiro e prestasse atenção nos fios de cobre dos radares”.
“Quero pedir desculpas pelo vídeo muito infeliz que eu publiquei nos meus stories. Me arrependo profundamente por ter dito isso e mais uma vez gostaria de pedir desculpas as autoridades, a sociedade e aos meus seguidores. Reitero que sou uma pessoa de bem, trabalhador e nunca tive problema com a Justiça. Jamais gostaria de incentivar qualquer conduta criminosa”, afirmou o influencer.
Veja o vídeo
*Com informações da assessoria