Redação Rios
TABATINGA (AM) – Um incêndio de grandes proporções causou a morte de uma criança indígena, de três anos, da etnia Ticuna, e deixou outra gravemente ferida. O incêndio aconteceu na noite dessa terça-feira, 11/6, no bairro indígena Umariaçu 2, em Tabatinga, a 1.106 km de Manaus.
A criança de três anos sofreu queimaduras em 70% do corpo, não resistiu aos ferimentos e morreu. A outra criança que também estava na casa durante o incêndio segue internada.
De acordo com informações do SAMU, o incêndio teria começado devido à falta de energia elétrica na comunidade de Porto Extremas, no município do interior do Amazonas.
As crianças teriam acendido uma vela que acabou atingindo a casa de madeira e as chamas se alastraram rapidamente. O serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado para prestar os primeiros socorros. Os moradores reclamam que a falta de energia é constante no município.
Devido ao incêndio na comunidade, eles tiveram a perda total dos pertences da família. “Eles perderam tudo”, relatou um socorrista do SAMU. “Conseguimos algumas doações, mas a situação é crítica, especialmente para a criança mais nova que está em estado grave”.
A Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam) e a Prefeitura de Tabatinga foram acionadas para prestar apoio à família. As autoridades locais e organizações de apoio social estão se mobilizando para fornecer roupas, alimentos e suporte psicológico para os atingidos.