Nicolly Teixeira – Rios de Notícias
AMAZONAS — Um incêndio de grandes proporções atingiu duas balsas carregadas com combustíveis na manhã desta quinta-feira, 9/10, nas proximidades da comunidade Costa do Jatuarana, no Rio Amazonas. As embarcações transportavam cerca de 500 mil litros de gasolina e 200 mil litros de diesel, segundo informações preliminares.
O incidente ocorreu após um ataque de piratas. De acordo com testemunhas, os criminosos armados interceptaram os comboios fluviais, renderam os tripulantes e os trancaram em um dos camarotes. Durante a tentativa de transferência da carga inflamável para outra embarcação, um incêndio foi iniciado, forçando os suspeitos a abandonarem a ação e fugirem do local.
Os tripulantes, ao perceberem o início das chamas, conseguiram arrombar a porta do camarote e liberar o empurrador principal (rebocador), utilizando-o para se afastar das balsas e escapar do fogo. Felizmente, não há registro de vítimas.
Marinha do Brasil Mobiliza Equipes de Resposta
Em nota oficial, o Comando do 9º Distrito Naval (Com9°DN) informou que mobilizou uma força-tarefa com embarcações, equipes hospitalares e uma aeronave para atuar na região, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e órgãos ambientais estaduais.
“A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 9° Distrito Naval, acionou o Navio-Patrulha Fluvial ‘Raposo Tavares’, o Navio de Assistência Hospitalar ‘Carlos Chagas’, uma aeronave do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste, além de uma lancha ‘Mutirum’ e outra da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental para apoiar e trabalhar em coordenação com o Corpo de Bombeiros e órgãos ambientais estaduais”, informou a instituição.
Ainda segundo a Marinha, não há indícios de poluição hídrica na região até o momento. As causas do incêndio e a identidade dos autores do ataque seguem sob investigação.











