Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Conceição recebeu, nesta sexta-feira, 30/5, a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins. A embarcação Anna Rebeca, com capacidade para 600 pessoas, saiu do município — localizado a 420 quilômetros de Manaus, via fluvial — e atracou pela manhã no porto Roadway, trazendo a santa acompanhada por dezenas de fiéis e 12 guardiões.
A imagem, ícone religioso que inspira fé, cultura e solidariedade, permanecerá em Manaus até o dia 5 de julho. Durante esse período, será o centro de um itinerário de devoção, percorrendo comunidades que, além de recursos, carecem de esperança.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS conversou com Vera Nilce Cid Ferreira, coordenadora do Grupo de Oração Flor do Carmelo, responsável pela organização da peregrinação em Manaus.

“O sentimento que temos por ela é muito grande, porque transmite paz e esperança, ainda mais sendo este o ano do jubileu. Afinal, por onde passa Maria, tudo floresce. Que a mensagem de Maria, Mãe do Carmo, seja luz para muitos lares”, ressaltou a devota.
Grupo Flor do Carmelo
O Grupo de Oração Flor do Carmelo é uma associação religiosa sem fins lucrativos. Segundo Vera Nilce Cid, a peregrinação da imagem já é tradição em Parintins e, com o tempo, ganhou força também em Manaus, como forma de matar a saudade dos filhos da ilha que hoje vivem na capital.

“Sentimos falta daquela devoção intensa que temos por Nossa Senhora do Carmo em Parintins. Então criamos o grupo para promover encontros, a peregrinação e para que ela viesse visitar seus filhos devotos. Assim surgiu o Grupo de Oração Flor do Carmelo. Todo dia 16 é celebrado o dia festivo de Nossa Senhora do Carmo: nos reunimos para ir à igreja, participar da missa ou realizar alguma atividade dedicada a ela. Também promovemos ações sociais voluntárias para ajudar nossos irmãos carentes”, explicou.
A imagem retorna a Parintins no dia 6 de julho, quando começam oficialmente os festejos em homenagem à padroeira. “Ao chegar em Parintins, a romaria continua com uma carreata pela cidade, junto aos parintinenses, até a igreja de São José Operário. Lá ocorre a celebração de chegada e, depois, a tradicional noite do Círio até a Catedral Nossa Senhora do Carmo”, destacou Vera Nilce.