Júnior Almeida – Rios de Notícias
CANUTAMA (AM) – Vídeos compartilhados nas redes sociais na tarde desta sexta-feira, 20/9, mostram uma densa fumaça causada por queimadas em uma área de mata no município de Canutama, a 615 quilômetros de Manaus.
Conforme as imagens, é possível ver a fumaça se espalhando rapidamente e assustando moradores da região.
Segundo informações de testemunhas, o princípio do fogo ocorreu do “varador”, uma área de plantio de muitos agricultores locais. O que chama atenção para as causas, são o uso do fogo a fim de preparar o solo antes de algum plantio.
A prática de manejo agrícola muito utilizada pode ser responsável por diversos impactos no meio ambiente, e entre eles a destruição da mata e a piora na qualidade do ar.
No entanto, não se sabe ainda qual a origem dos incêndios e as causas devem ser investigadas pelas autoridades.
Vale ressaltar que o Sul do Amazonas já concentra o maior número de queimadas no estado, tendo registrado mais de 11 mil focos de calor, somente entre janeiro e agosto deste ano.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que monitora esses dados, aponta que o Sul do estado registrou cerca de 78% do total de focos de calor do Amazonas (14.176). O estado está na terceira posição no ranking da Amazônia Legal, atrás apenas de Mato Grosso e Pará.