Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Bairros da capital amazonense amanheceram nesta quarta-feira, 28/5, com a presença de uma forte neblina, um cenário diferente do qual os manauaras estão acostumados. A neblina pode ser consequência da friagem que se aproxima da região Norte do país.
De acordo com previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), parte do Amazonas seria atingido pela friagem. A queda das temperaturas empurra uma intensa massa de ar frio em direção a região Norte, para os estados do Acre, Rondônia, e também o Sul e Sudoeste do Amazonas, aponta o instituto.
A previsão do tempo esclarece que, após chuvas constantes, a umidade no solo se eleva. À noite, quando as temperaturas diminuem, essa umidade se transforma e cria a chamada “neblina branca”. Manaus registrou 24° ao amanhecer, com ventos frios.
Leia mais: Friagem intensa deve chegar nesta semana ao Amazonas, aponta Inmet

Apesar da neblina, a previsão para a capital amazonense é de dia com sol, com chuva de manhã e diminuição de nuvens à tarde. A noite será de pouca nebulosidade. A temperatura máxima pode chegar aos 31°, com precipitação de apenas 36%.
Os municípios de Apuí, Boca do Acre, Lábrea, Humaitá, Manicoré e Novo Aripuanã, no Amazonas, devem ser os mais afetados pela frente fria que avança pelo país nesta quarta-feira, 28/5. É comum que nesta época do ano fenômenos deste tipo atinjam o Sul do estado.
O fenômeno vai baixar as temperaturas nestas áreas em pelo menos 10 graus dependendo do período do dia e pode provocar temporais devido ao contraste com o ar quente comum na região. Na capital, os efeitos da friagem no estado serão sentidos de maneira mais branda.