Da Redação
MANAUS (AM) – O 56° Festival Folclórico de Parintins foi lançado em Brasília (DF), na terça-feira, 11/4. Embalado pelos bumbás Caprichoso e Garantido, os pilares da edição deste ano foram apresentados: cultura, turismo e sustentabilidade.
O Festival de Parintins acontece entre os dias 30 de junho a 2 de julho e tem expectativa de reunir mais de 100 mil turistas na cidade, além de gerar injeção de mais de R$ 110 milhões na economia parintinense, conforme dados da edição de 2022.
“Está todo mundo convidado para o Festival Folclórico de Parintins. É uma experiência única, a gente tem como bases a cultura, mas também a questão da sustentabilidade e a geração de emprego e renda”.
Wilson Lima, governador do Amazonas
Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a festa pulveriza a cultura no Brasil, fomenta o turismo e é uma forte propulsora da economia, ao gerar emprego e renda para a população.
“A expectativa é que esta edição gere mais de dois mil empregos diretos e até 20 mil indiretos na economia local. A cadeia produtiva se movimenta três meses antes do festival e o legado em melhorias estruturais na cidade são significativas para um local que respira cultura e tem um apelo turístico muito forte, como Parintins”, disse o secretário.
Incentivo
Para a realização desta edição, o Governo do Amazonas investiu R$ 10 milhões – R$ 5 milhões para cada bumbá. A Coca-Cola manteve o tradicional patrocínio e destinou R$ 2,5 milhões – R$ 1,25 milhão para cada agremiação folclórica.
Os recursos se transformam em alegorias, figurinos e acessórios, custeiam a mão de obra em várias frentes de trabalho e são responsáveis por tornar o festival uma das celebrações culturais referência mundial.
*Com informações da assessoria