Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Em época de Festival de Parintins, é comum ouvir a expressão “o boi que escolhe você”. Porém, a escolha de cada torcedor pode estar ligada a uma predisposição baseada nas cores favoritas de cada pessoa, o azul do Caprichoso ou o vermelho do Garantido.
No contexto do Festival, onde a rivalidade entre Caprichoso e Garantido é acirrada, surge a pergunta: quais fatores influenciam o torcedor na escolha do boi?
Para explorar essa curiosidade, o Portal RIOS DE NOTÍCIAS conversou com a psicanalista Samiza Soares para entender os fatores que podem levar à escolha do boi e se a cor favorita de uma pessoa influencia nessa decisão.
Leia também: Festival de Parintins: Saiba quais itens oficiais levaram a melhor no confronto individual

De acordo com a psicanalista, as cores desempenham um papel significativo em nossas vidas, afetando nosso humor, emoções e até decisões. Soares ressaltou a existência de pesquisas que indicam que gostos pessoais impactam escolhas em diversas áreas, desde roupas até times esportivos.
“Pessoas que têm uma cor favorita podem, consciente ou inconscientemente, sentir uma atração maior por elementos que exibem essa cor. No caso dos bois de Parintins, é possível que alguém que prefira a cor azul se sinta mais inclinado a torcer pelo Caprichoso, enquanto aqueles que adoram o vermelho podem se identificar mais com o Garantido”, declarou a especialista.
No entanto, Samiza Soares ressalta que a escolha do boi envolve outros fatores significativos além da cor.
“Envolve também tradições familiares, influências culturais e o próprio desempenho das apresentações. A cor pode ser apenas um dos muitos elementos que contribuem para essa decisão”, explicou a especialista.
Assim, a escolha entre Caprichoso ou Garantido no Festival de Parintins está entrelaçada com um emaranhado de fatores culturais e emocionais que fazem desse evento algo tão especial para os torcedores, sejam eles azulados ou encarnados.