Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Centro Universitário Fametro completa 23 anos em 2025 e já figura no 6º lugar entre as dez maiores universidades do Brasil. Antes do fim deste ano, muitas novidades ainda estão por vir, conforme revelou nesta terça-feira, 14/10, a pró-reitora da instituição, professora Drª. Cinara Cardoso, em entrevista ao Jornal da Rios, da Rádio RIOS FM 95,7.
Novos laboratórios, unidades em outros estados, expansão do curso de Medicina, atendimentos gratuitos a comunidade, auditório com 1,2 mil lugares e muito mais – inovações essas que de acordo com Cinara, são frutos da visão global da reitora da Fametro, Professora Maria do Carmo Seffair, e do presidente da Fametro, Dr. Wellington Lins de Albuquerque.
“A Fametro é genuinamente amazonense e está expandindo do Amazonas para o resto do Brasil. Os nossos mantenedores são visionários e estrategistas. São pessoas que entendem da área educacional e que amam a educação. Não a veem apenas como um negócio, mas como uma transformação na vida das pessoas”, apontou a educadora.
Leia mais: Maria do Carmo anuncia maior auditório da Fametro com capacidade para 1,2 mil pessoas
Novidades
A pró-reitora destaca a expansão das ações de responsabilidade social, com a entrega, ainda em novembro, de 60 novos consultórios médicos voltados ao atendimento gratuito da comunidade, além de quatro ônibus para atendimento itinerante — dois voltados à área médica e psicológica, um de análises clínicas e outro de odontologia.
Cinara também mencionou o desejo de implantar, futuramente, um barco-escola, para ampliar o alcance dos serviços às comunidades ribeirinhas. Outra entrega prevista é a de um auditório com capacidade para mil pessoas na unidade sede da Fametro, na avenida Djalma Batista, zona Centro-Oeste.

“Hoje estamos presentes em todas as zonas de Manaus e, em 2026, inauguraremos mais uma faculdade em outra região da cidade. A gente está vendo hoje Manaus se expandindo e a Fametro acompanha essa expansão, buscando levar a educação para mais próximo da população”, ressaltou.
Além dessas novidades, a chegada do curso de medicina em uma nova faculdade em Belém, capital do estado do Pará, tembém está prevista para ainda este ano. A expectativa é que outras cidades do interior do Amazonas também recebam o curso em breve, assim como Parintins, que iniciou sua primeira turma em agosto.






