Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Moradores do beco da Amizade, localizado no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte da capital, vivem uma situação preocupante com a falta de infraestrutura e inundações causadas pelas fortes chuvas que atingem a região.
A equipe de reportagem do Portal RIOS DE NOTÍCIAS visitou o local para saber os principais desafios enfrentados pelos moradores, que relataram o medo constante dos alagamentos que afetam a mobilidade e põem em risco a vida de quem mora na região.
Leia também: Fala Manaus: ‘rua dos infernos’, diz moradora sobre via na zona Leste
Nilza Souza de Oliveira revelou que o sofrimento é contínuo desde que se mudou para o local há cinco anos. “Estamos nesse sofrimento, pagando água, pagando luz. Eu peço a Deus para a chuva vir devagar, porque quando vem, alaga até o teto. Eu ponho a minha filha em cima da mesa, quase em cima da geladeira, porque ela fica apavorada, pedindo para não alagar a nossa casa“, declarou a moradora.
Promessas
De acordo com Gilda Lima da Silva, de 30 anos, moradora há seis anos do beco da Amizade, essa não é a primeira denúncia feita pelos moradores à Prefeitura de Manaus.
“Estamos na décima alagação, e toda vez que alaga aqui, como vocês podem ver, tem uma drenagem que foi feita pela Prefeitura, ela tem cerca de um ano, porém, era pra ter sido feita em todo o igarapé, mas a Prefeitura nunca retornou. A Defesa Civil já veio e fez o cadastro de todas as famílias aqui, mas nunca deu uma solução”
Gilda Lima, moradora do beco
“A gente paga água, a gente paga energia, vem a tarifa cobrada do esgoto, mas aqui não existe esgoto. Nem asfalto tem. Estamos pedindo alguma coisa do poder público, a gente quer uma solução“, suplica.
Constrangimento
Gilda ainda revela que motoristas de aplicativo perguntam sobre a higiene de quem solicita uma corrida do beco, e que passou pelo constrangimento diversas vezes.
“Quando a gente pega um Uber pra ir pro hospital e levar uma criança no ponto de socorro, tu sabe o que eles falam pra gente quando eles olham para o nosso pé? Tá limpo? Seu pé tá limpo porque dentro do meu carro eu não quero gente com o pé cheio de lama. Tu sabe quantas vezes eu já passei por isso? Várias vezes“, ressaltou.
Inundações
Marcia Linda Silva, de 38 anos, contou que mora no beco há cinco anos e disse que as inundações se tornaram o principal problema de quem vive no local.
“Nunca parou essa alagação. O meu muro já caiu, já levou as coisas, geladeira, máquina de lavar. Não deu pra ficar lá. A casa da vizinha caiu, o muro dali tá caindo também. A gente mora do lado e quando chove alaga tudo. A gente quer correr pra fora com as crianças também, aí vem cobras, vem bicho, vem inseto“, explica.
Sonho da casa própria
O morador identificado como Wanderlei, de 43 anos, busca construir a sua casa na localidade, no entanto, enfrenta dificuldades em relação a falta de pavimentação. “Já era para ter sido asfaltada e a gente tem dificuldade de fazer a construção da nossa casa devido ao caminhão não entrar para levar o material de construção“, afirma.
“Tem pessoas que moram há 15 anos aqui e nunca foi asfaltada, tem outras ruas que já foram asfaltadas em comunidades que já surgiram, mas essa aqui, nada. Os moradores daqui é que precisam fazer toda manutenção às vezes, porque o poder público não está fazendo”
Wanderlei, morador
Resposta
A REPORTAGEM entrou em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Manaus (Seminf) onde informa que o bairro Colônia Terra Nova foi vistoriado pela equipe técnica e teve as ruas que precisam de serviços de infraestrutura mapeadas para serem atendidas conforme cronograma do distrito de obras da área.