Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Faculdade Santa Teresa realizou, neste sábado, 8/11, mais uma edição do tradicional Dia da Responsabilidade Social, reafirmando seu compromisso com uma educação transformadora e voltada ao desenvolvimento comunitário.
O evento aconteceu no hall da instituição, localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, e reuniu alunos, professores e a comunidade em um ambiente de integração e aprendizado.
Com o tema “Educação e Desenvolvimento Comunitário”, a programação integrou teoria e prática em diversas áreas do conhecimento, promovendo uma manhã de solidariedade, trocas de saberes e experiências.
A reitora do Grupo Fametro e mantenedora da Faculdade Santa Teresa, professora Maria do Carmo Seffair, destacou que o projeto reflete a essência da instituição desde sua fundação, fortalecendo sua missão de formar líderes éticos, conscientes e comprometidos com o bem-estar social.
“A Santa Teresa nasceu com a missão de formar líderes conscientes de seu papel social. A Responsabilidade Social é a expressão viva dessa missão, porque é na prática, junto da comunidade, que o ensino mostra sua verdadeira força transformadora”, afirmou a mantenedora.

Leia mais: COP30: saiba o que está por trás dos altos preços de alimentos
Programação
A programação contou com atendimentos em saúde, com aferição de pressão, testes de glicemia, exame de bioimpedância e orientações sobre hábitos saudáveis, além de ações com rodas de conversa sobre o fortalecimento da mulher e atendimentos individuais com orientações jurídicas e psicológicas.
Para a coordenadora de ensino da instituição, professora Silmara Guadalupe Souza, o evento representa um momento de integração entre o conhecimento acadêmico e a realidade social.
“O aluno entende que é um agente transformador e que pode contribuir para a sociedade. E a comunidade percebe que, por meio da educação, é possível mudar vidas”, destacou a coordenadora.



Oficina empreendedora
Entre os destaques da programação esteve a oficina “Produção e Destino dos Pães”, promovida pelos cursos de Gastronomia e Administração. A atividade teve foco no empreendedorismo feminino e comunitário.
O instrutor Hudson Oliveira, responsável pela oficina, ressaltou que o objetivo foi ensinar técnicas simples de panificação, utilizando ingredientes acessíveis. “Ensinamos técnicas práticas e econômicas para que os participantes pudessem aprender a fazer pães e, quem sabe, iniciar seu próprio negócio”, destacou ele.
A coordenadora do curso de Administração, professora Dinelza Freitas, destacou que o momento serviu para conectar o aprendizado técnico com o despertar para o empreendedorismo. “Elas acabaram de fazer um pão. E agora aprendem como precificar, planejar e vender. Nosso papel é ensinar como monetizar essas habilidades”, explicou ela.



Moradora do bairro Nossa Senhora das Graças, Núbia Silva participou da oficina de panificação e afirmou que o aprendizado foi uma oportunidade de crescimento pessoal e financeiro.
“Aprendi que o pão é um meio de ganhar dinheiro. Agora sei também como guardar e investir melhor o que eu conquistar”, disse a aluna.
Aberto ao público, o Dia da Responsabilidade Social da Faculdade Santa Teresa reforçou o compromisso da instituição com a formação humanizada e a transformação social, levando conhecimento e oportunidades para além da sala de aula.






