Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Durante uma solenidade realizada no dia 30/6 o município de Autazes, que integra a Região Metropolitana de Manaus, celebrou sua consagração internacional com a conquista de oito prêmios na ExpoQueijo 2025, realizada em Araxá (MG). O evento é uma das maiores vitrines internacionais do queijo artesanal.
A grande destaque foi a Queijaria Tradição D’ Loudes, que levou quatro medalhas de ouro nas categorias: Queijo Coalho de Leite Cru, Queijo Coalho de Leite Pasteurizado, Ricota e Queijo de Mistura de Leites.
“É um trabalho que se estende à família. A Tradição D’ Loudes é uma empresa familiar, que carrega a tradição desde os tempos da avó da proprietária. O nome faz jus à sua origem”, destacou Eli Freitas, coordenadora do Polo Territorial Autazes do Sebrae, em entrevista ao Portal Rios de Notícias.

Outro destaque foi a Leiteria Macurany, que conquistou três medalhas de prata nas categorias: Queijos Aromatizados de Leite Cru, Queijo de Manteiga e Queijo de Mistura de Leites. Já a tradicional Queijaria Original, fundada em 1967, conquistou medalha de bronze com o Queijo Coalho de Leite Cru.
“Esse reconhecimento internacional fortalece a credibilidade e valoriza a qualidade do que é produzido em Autazes. Agora, os amazonenses e o Brasil vão saber do potencial dos nossos queijos. Isso representa abertura para conhecimento técnico, novas tecnologias, além de fomentar emprego e renda para o Amazonas”, afirmou Vilson Benayon, presidente da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Amazonas (Acocam).


A produtora Arleane Figueiredo, responsável pelas medalhas de ouro da Tradição D’ Loudes, recebeu destaque ao lado de Eli Freitas durante o evento (Foto: Sebrae-AM).
Para Eli Freitas, o Sebrae tem papel fundamental nas conquistas do setor. “O Sebrae atua há mais de 20 anos em Autazes. Tenho experiências em projetos em dois períodos diferentes na cidade, e esse apoio aos queijeiros reafirma o compromisso da instituição com o desenvolvimento da economia local. O apoio incondicional da Diretoria Executiva do Sebrae Amazonas foi fundamental para tantas conquistas neste evento internacional”, reforçou.
ExpoQueijo
A ExpoQueijo é considerada uma vitrine internacional do queijo artesanal, reunindo histórias de famílias, tradições e superação. Participam produtores de diversas regiões do Brasil e de mais de 15 países. O objetivo do evento é fortalecer a marca do queijo brasileiro, valorizar a agricultura familiar e impulsionar a geração de emprego e renda.
Neste ano, a participação de Autazes destacou o Amazonas no cenário nacional e internacional, mostrando a força dos queijos artesanais produzidos na região.

A cerimônia de premiação contou com a presença de diversas autoridades, entre elas: o secretário de Estado da Produção Rural (Sepror), Daniel Borges; o presidente da Acocam, Vilson Benayon; o presidente do Sindicato Rural de Itacoatiara, Alcemir Lima; além dos produtores e representantes das queijarias e leiterias premiadas.
“Este ano, a comitiva amazonense foi composta por 24 pessoas — a maior do evento. Fomos reverenciados como a maior delegação do Amazonas e também do Brasil”, comemorou Eli Freitas.