Redação Rios
MANAUS (AM) – Uma das etapas do parque Ponte dos Bilhares foi entregue na terça-feira, 7/11, durante evento de reinauguração realizado pela Prefeitura de Manaus. O local que fica entre as avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, bairro Chapada, conta com o Skate Park Ulysses Boca.
O parque municipal Ponte dos Bilhares conta com uma estrutura moderna, incluindo áreas verdes, playground, pista de caminhada e espaços para a prática esportiva. Além disso, o anfiteatro, onde ocorreu a solenidade de reinauguração, será palco de diversas apresentações culturais e eventos comunitários.
Leia também: Prefeitura discute com empresários estratégias para revitalização viária do Centro de Manaus
O prefeito David Almeida destacou o empenho em resgatar e valorizar os espaços públicos da cidade, promovendo um ambiente seguro e acolhedor aos cidadãos.
“O parque estava praticamente 12 anos sem reforma. Mantivemos toda a estrutura do parque, ampliamos, melhoramos. Aqui nós temos câmaras de reconhecimento facial, vamos ter aqui a guarda municipal e um complexo com venda de alimentos e a oportunidade para os empreendedores. Isso aqui é para as pessoas virem caminhar, a sua família fazer um piquenique, a juventude utilizar como um espaço de cultura urbana, pois aqui nós temos skate, patins, bike e nós vamos trabalhar para colocar os slacklines. Assim, nós podemos oferecer para a população uma área de esporte, de entretenimento, e de convívio digna da população”, apontou o prefeito.
De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antônio Stroski, a valorização e promoção do espaço que por muito tempo esteve esquecido é uma prioridade essencial da atual gestão municipal.
“Nós estamos assumindo, demonstrando à população de Manaus um comprometimento com as questões ambientais. Este espaço é muito importante para que as pessoas tenham onde praticar atividades esportivas. Conviver, desfrutar de áreas verdes. E isso também está inserido no compromisso que a Prefeitura de Manaus está assumindo no seu governo, que é a elaboração do plano de ação climática. Nós vivemos um momento de desafio, de superação diante deste cenário de eventos de mudanças do clima”, enfatizou Stroski.
Skate Park Ulysses Boca
A pista de skate entregue em 2020, na gestão do então prefeito Arthur Neto, leva o nome do jornalista Ulysses Marcondes, que morreu aos 46 anos vítima das complicações da Covid-19. Ulysses era um dos grandes nomes do skate em Manaus e um dos principais incentivadores da prática na cidade, além de ter sido um dos idealizadores do projeto de construção do skate park.
O projeto da pista do skate park contempla as duas categorias de skate mais praticadas no mundo: a street (skate de rua) e a park (mistura de bowl e banks, pistas em forma de conchas), a primeira da categoria na região Norte do país.
Uma imagem feita em grafite, pelo artista Raiz Campos, no solo de uma das pistas do skate park, imortaliza o jornalista e skatista Ulysses Marcondes.
Além disso, para homenagear Ulysses, foi confeccionado um busto pelo artista plástico Juarez Lima, em parceria com artistas de Parintins.
*Com informações da assessoria