Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O pagamento do Bolsa Família do mês de setembro será adiantado para a próxima terça-feira, 17/9, para os beneficiários da capital amazonense. A medida foi confirmada, por meio de nota, pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).
O adiantamento já havia sido anunciado pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, na terça-feira, 10, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao estado, nesta semana.
Leia mais: Em visita a Manaus, Lula e ministros anunciam medidas de combate à seca na Amazônia
A quebra do calendário escalonado é uma das medidas do governo federal de combate à seca no Amazonas, permitindo que os beneficiários do programa possam realizar o saque do benefício no primeiro dia de transferências ao invés de esperar pela data indicada, com base no último dígito do Número de Identificação Social (NIS).
Lula em Manaus
Em reunião com prefeitos e demais autoridades políticas do Amazonas, o presidente Lula da Silva (PT) anunciou medidas do Governo Federal para minimizar os impactos da estiagem no estado. Os anúncios foram feitos na sede da Superintendência da Zona Franca (Suframa), na terça-feira, 10.
Entre as principais medidas estão a dragagem no trecho Manaus – Itacoatiara, no Rio Amazonas; a entrega de 150 purificadores de água para a Defesa Civil do estado do Amazonas; a antecipação do pagamento do Bolsa Família para o dia 17 de setembro devido à seca severa que atinge a região Norte, além da assinatura de um contrato para iniciar as obras de 20km na BR-319.