Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A rede social X, antigo Twitter, anunciou neste sábado, 17/8, que vai “encerrar as operações no Brasil, com efeito imediato”. Contudo, o serviço da plataforma seguirá disponível no país.
A empresa culpa o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, pela demissão dos funcionários e o encerramento das atividades da empresa no país, porém segundo a X, o seu serviço continua disponível para a população brasileira.
Leia também: Elon Musk começa a mudar gradualmente logotipo do Twitter para X: ‘nos despediremos dos pássaros’
Em post publicado na própria rede social, a X afirma que a decisão ocorre para “proteger a segurança da equipe”. Segundo a companhia, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes teria ameaçado multar e prender o responsável pelo escritório no Brasil, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, por descumprimento de decisões judiciais.
O Deputado Federal mais votado do Paraná, Deltan Dallagnol, se manifestou neste sábado, 17, em suas redes sociais. “O X (antigo Twitter) informa que vai encerrar a operação da empresa no Brasil em razão das ordens abusivas e ilegais de Alexandre de Moraes, que ameaçou prender o representante do X no Brasil. A medida é tomada pela empresa para proteger seus funcionários brasileiros”, publicou.
De acordo com Dallagnol, a responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes. “O povo brasileiro tem uma escolha a fazer – democracia ou Alexandre de Moraes”, escreveu o X
Internautas reagem
Nas redes sociais, os internautas que utilizam o X reagiram ao anúncio do encerramento das operações da X (ex-Twitter).
“Sem querer que o Twitter acabe, porque é a única rede social que eu tenho, é o único lugar onde eu posso reclamar da vida sem ninguém me reconhecer”; “Se o Twitter dar tchau, eu vou passar os próximos anos sem comentar sobre meu Shipp favorito e minha personagem favorita” e “Se o Twitter acabar, metade dos problemas da sociedade vão sumir”, destacaram.
Outros seguidores da conta lembraram que não seria a primeira plataforma a sair do país. “Se o Twitter/X for bloqueado no Brasil, não será o fim do mundo, temos outras opções”, “Se o X (Twitter) sair do Brasil, não será a primeira plataforma a deixar o país por conta da onda de censura em curso” e “O Rumble já tinha tomado essa decisão há mais tempo, justamente por se negar a cumprir as ordens de censura do ministro”, observaram.