Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A advogada Grace Benayon, candidata a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS e destacou quais as principais prioridades para o segmento da advocacia, caso seja eleita para o triênio 2025-2027.
Liderando a chapa “União, Renovação e Trabalho”, de número 22, a candidata tem como vice Adriana Magalhães. Grace Benayon é advogada há mais de 30 anos, e chegou a presidir a instituição interinamente, em 2021, durante o período da pandemia de Covid-19, tornando-se a primeira mulher da história presidente da OAB-AM.
“Depois de eleita vice-presidente, tive a oportunidade de assumir a presidência da OAB-AM como única mulher. Naquela altura, todos os demais presidentes eram homens. Num momento sem precedentes, onde a advocacia, a humanidade e, em especial, o Amazonas, sofriam de maneira brutal”, destacou.
Leia mais: Eleições OAB: candidatos à presidência são sabatinados pela Rede Rios
Grace Benayon frisou que a partir desta nova oportunidade para presidir a OAB-AM ela pode mostrar o que efetivamente representa uma gestão eficiente de uma mulher no comando da instituição.
“Fiz a interlocução com absolutamente todos os tribunais, para que todas as instituições entendessem a relevância da advocacia. Fiz uma gestão verdadeiramente de portas abertas, onde cada colega advogado e advogada falava diretamente comigo. Então, eu sou uma mulher que faz a diferença na sociedade e na advocacia”, ressaltou a ex-presidente.
Propostas
Grace Benayon disse ter a proposta de realizar um mandato marcado pelo diálogo, tendo como missão central derrubar barreiras e dar oportunidades iguais para todos os advogados, especialmente para as novas gerações, que muitas vezes se sentem à margem em um sistema, segundo ela, dominado por advogados tradicionais.
“O quanto é relevante e importante você olhar para todos. Cada um de nós tem dores diferentes, cada um de nós tem desafios diferentes e é preciso olhar para todos. É preciso fazer de uma instituição tão forte como a OAB, algo que seja inclusivo verdadeiramente, não apenas no período eleitoral. Hoje nós estamos vivendo um momento desafiador, onde caminhamos para trás”, comentou.
A advogada busca garantir que todos os advogados, independentemente de gênero ou experiência, se sintam representados, além de prezar pela justiça e imparcialidade, retornando à OAB ao seu propósito de servir a sociedade e a classe jurídica. Grace alega querer construir uma Ordem onde a voz de todos os profissionais seja ouvida.
“Os advogados estão sofrendo, empobrecidos. Nós estamos vivendo em uma nova era, num novo tempo, onde a tecnologia é imprescindível. Então a gente precisa capacitar e preparar a advocacia. O empreendedorismo feminino e o empreendedorismo na advocacia são imprescindíveis. Os advogados que possuem alguma deficiência também têm que ter um tratamento diferenciado”, completou Grace Benayon.
Cobertura Especial
A REDE RIOS DE COMUNICAÇÃO está realizando uma cobertura especial das eleições da OAB-AM, para o triênio 2025-2027. Os três candidatos à presidência da Ordem participaram de entrevistas exclusivas concedidas ao riosdenoticias.com e à Rádio RIOS FM 95,7.
A votação está marcada para o dia 19 de novembro de 2024, de forma presencial, das 9h às 17h, na Arena da Amazônia, em Manaus, e em outros pontos no interior do estado. Apenas os profissionais regularmente inscritos e em dia com a OAB poderão participar do pleito.