Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Em entrevista concedida ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, na quarta-feira, 25/9, o candidato Capitão Alberto Neto (PL) apresentou suas propostas para a Prefeitura de Manaus, abordando áreas cruciais como educação, saúde, segurança e transporte.
Alberto Neto forma chapa com a candidata a vice-prefeita Professora Maria do Carmo (Novo) pela coligação Ordem e Progresso.
O riosdenoticias.com.br tem entrevistado os candidatos a prefeito de Manaus: Gilberto Vasconcelos e Wilker Barreto já foram sabatinados pelo portal.
Leia também: Justiça obriga David Almeida a remover vídeos de obras públicas das redes sociais
Ampliar Número de Vagas nas Creches
Alberto Neto propõe dobrar o número de vagas em creches na cidade, que atualmente conta com cerca de 10 mil, ainda no primeiro ano de mandato. Ele destaca que “Manaus é a terceira pior capital em número de creches” e critica a atual gestão por priorizar gastos em comunicação em vez de educação. O candidato afirma que há “150 mil crianças de 0 a 5 anos fora da escola”, ressaltando a urgência da situação.
Para alcançar essa meta, Alberto planeja implementar parcerias público-privadas e utilizar um sistema de vouchers para integrar a iniciativa privada na educação infantil.
Inspirado por uma experiência bem-sucedida em Maceió, onde uma creche foi construída em seis meses para 1.500 alunos, Alberto destaca que o custo por aluno é de aproximadamente 800 reais. Ele explica que, ao dobrar as vagas para 20 mil, o investimento anual necessário seria de 96 milhões, valor que poderia ser obtido redirecionando metade do orçamento destinado à comunicação, que ultrapassou os R$ 200 milhões em 2024.
Ele afirma que “a mesma creche do rico e do pobre vai estudar no mesmo lugar”, garantindo que as crianças tenham acesso a um ambiente seguro e de qualidade, permitindo que os pais trabalhem sem preocupações.
Hospital e Centro de Imagens
Em relação à saúde, o candidato criticou a situação atual, descrevendo-a como “um verdadeiro caos”. Alberto Neto relata a experiência de uma moradora que enfrenta dificuldades para acessar serviços básicos de saúde, como consultas e medicamentos.
“Ela está saindo de casa meia-noite para chegar na fila da UBS, para estar entre as 10 primeiras, para conseguir um papelzinho, e esse papelzinho vai dar acesso a uma consulta”, acrescentou. Ele também menciona que, na consulta, o médico “passa exames em que não tem onde fazer”, e que “na farmácia lá da UBS, está faltando dipirona, está faltando remédio”.
Em sua visão, o primeiro passo é “acabar com essa roubalheira”, garantindo que não faltem remédios nos postos de saúde. Para ampliar o acesso, ele sugere aumentar os horários das unidades básicas e estabelecer parcerias público-privadas com laboratórios e hospitais, permitindo que os cidadãos não fiquem mais nas “filas sanguinárias do SISREG”.
Um dos projetos centrais é a construção de um hospital dos olhos, inspirado em um modelo de sucesso de Duque Caxias, que pretende oferecer cuidados oculares à população, especialmente às crianças com dificuldades de visão que afetam seu desempenho escolar.
Além disso, Neto planeja implementar um parque de imagem para aumentar o número de exames, como mamografias e preventivos, destacando que “Manaus é a cidade que mais morre mulher com câncer no colo do útero”.
“Não consegue fazer o preventivo, não tem vacinação suficiente de HPV para as escolas, para cuidar da prevenção. Não consegue ter acesso ao tratamento. Quando descobre a doença já está em um estágio muito avançado”, declarou Alberto Neto ao justificar a criação do centro de imagens para o município.
Ele enfatiza a necessidade urgente de prevenção e tratamento, pois “saúde é uma coisa muito séria” e promete combater a corrupção na área para restaurar a confiança da população.
Segurança Pública
O candidato também se compromete a reestruturar a guarda municipal. Ele planeja realizar um concurso para mil guardas e treiná-los pessoalmente, aproveitando sua experiência na segurança pública.
Alberto Neto defende a necessidade de uma guarda municipal armada e equipada para combater o crime e proteger a população. “Nós vamos transformar a nossa guarda municipal em uma verdadeira polícia municipal”, disse.
Ele propõe integrar tecnologia, como reconhecimento facial, para melhorar a segurança na cidade, destacando que “é preciso criar um ambiente mais seguro para criar os filhos”. Com isso, pretende facilitar a identificação de foragidos e melhorar a resposta da polícia.
Novas opções de Transporte Público
Alberto Neto apresenta um plano para diversificar o transporte público em Manaus, incluindo a introdução do transporte hidroviário. Ele observa que a cidade “cresceu de costas para a sua orla” e que a implementação de lanchas e balsas permitirá aos moradores optar por formas mais rápidas de locomoção.
Para isso, Alberto propõe que “vamos fazer concessão com a iniciativa privada”, destacando que essa parceria é essencial para colocar o transporte fluvial em operação rapidamente, integrando-o como “mais um modal dentro da mobilidade urbana”.
Ele também revela um “lindo projeto para revitalizar o centro”, que inclui o Veículo Leve Sob Trilho (VLT), uma moderna alternativa ao antigo bondinho.
Segundo ele, “o VLT terá ar-condicionado e mais conforto”, facilitando a mobilidade no centro da cidade, que, segundo ele, “não vai ser uma cracolândia como é hoje”. Ele acredita que, com essa infraestrutura, “o turista vai voltar a andar no centro”, contribuindo para um ambiente mais seguro e atrativo.
Além disso, Alberto Neto planeja implementar o BRT (Bus Rapid Transit) com ônibus de qualidade, ar-condicionado e semáforos inteligentes para garantir mais eficiência no transporte.
Perspectivas Eleitorais
Sobre as pesquisas eleitorais, Alberto Neto afirmou que sua campanha está em ascensão, destacando uma pesquisa que o coloca em segundo lugar. Ele acredita que “Manaus é de direita” e que a população continuará a apoiar sua candidatura.
O candidato ainda convidou a população para um evento com o presidente Bolsonaro neste sábado, 28/9, reforçando a mobilização política em torno de sua campanha.