Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – David Alves Bezerra, de 33 anos, conhecido como “Don Juan”, foi preso na última terça-feira, 17/9, em Fortaleza, suspeito de aplicar golpes de estelionato sentimental. Em dois anos, nove mulheres foram vítimas do homem que conseguiu arrecadar R$ 300 mil.
Informações divulgadas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) revelam que David responde por crimes de estelionato aplicados em seis estados do Brasil.
Ainda de acordo com a PC do Ceará, David Bezerra é reincidente no crime conhecido por “estelionato sentimental” tendo sido preso em 2021.
Leia também: Líder espiritual é suspeito de estelionato e agressão contra mulheres em Manaus
‘Don Juan” foi preso pela primeira vez em 2017, em Boa Vista (RR) e depois em 2021 pelo mesmo crime de seduzir as mulheres, fazer promessas, pedir dinheiro e bens emprestados afirmando que iria devolver, mas após receber o valor sumia.
Um dos delegados que ajudou nas investigações em 2021, Leonilson Pereira, da Polícia Civil de Goiás, informou que “ele dizia que tinha acesso a bens eletrônicos de alto valor, que seriam leiloados por um preço abaixo de mercado, assim ele conseguia a transferência financeira das vítimas na promessa de entregar os objetos pagos por elas”.
Além do Ceará, David responde a vários processos em Santa Catarina, Roraima, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal. O suspeito estaria descumprindo as medidas cautelares estabelecidas pelo Poder Judiciário.
Crime de estelionato
O estelionato é um crime contra o patrimônio, previsto no artigo 171 do Código Penal Brasileiro, que consiste em enganar alguém para obter vantagem econômica indevida.
Para que um crime seja considerado estelionato é necessário que sejam preenchidos os seguintes requisitos: obtenção de vantagem ilícita, causação de prejuízo a outra pessoa, uso de meio de ardil ou artimanha e engano de alguém ou leva-lo a erro .
O estelionato pode ser cometido de diversas formas, entre elas, falsificação de documentos, simulação de situações e promessas enganosas.
Estelionato sentimental
É um crime que consiste em induzir a vítima a entregar bens ou valores para si ou para outra pessoa, por meio de uma promessa de relação afetiva. A vítima, envolvida emocionalmente, age com base em seus sentimentos, mas é ludibriada a sentir a partir de uma falsa realidade.
Vale ressaltar que toda e qualquer mulher pode ser vítima de estelionato sentimental. Não há uma “vítima ideal” e esse tipo de golpe tem acontecido de múltiplas formas.