Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já está no Amazonas desde a noite da segunda-feira, 9/9, para se reunir com autoridades locais e tratar sobre o enfrentamento da seca na região amazônica. Ele deve visitar comunidades afetadas pela estiagem no interior do estado.
Essa é a primeira vez que Lula vem a Manaus em agenda oficial como presidente da república. Em agosto de 2022, ainda na corrida eleitoral, o então candidato veio à capital para um comício a fim de conquistar votos do eleitorado manauara.
Já eleito, em agosto de 2023, o presidente inaugurou uma interligação de municípios amazonenses ao Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica e a assinatura de ordem de serviço para o Linhão Manaus (AM) – Boa Vista (RR). O ato que também relançou o Programa Luz Para Todos, ocorreu em Parintins, a 369 quilômetros de Manaus.
Leia mais: Após chegada de Lula, fumaça volta a encobrir Manaus e qualidade do ar é registrada como ‘ruim’
Apesar da seca histórica, queimadas e fumaça que atingiram a região no ano passado, problemas esses que persistem pelo segundo ano consecutivo, somente neste ano, Lula vem à capital em agenda oficial em busca de apresentar suas soluções para as questões que afligem a população local.
Ainda assim, a agenda também tem cunho político eleitoral. O candidato a prefeito de Manaus, Marcelo Ramos (PT) recebeu Lula no aeroporto e tomou café da manhã com ele no hotel nesta terça-feira, 10. Segundo o candidato, foram discutidos novos projetos para a cidade de Manaus, em reunião individual.
Lula foi o candidato mais votado no Amazonas no segundo turno das eleições presidenciais de 2022, com 51,10% dos votos (1.004.991), tendo inclusive vencido em 58 dos 62 municípios do estado. Ele perdeu para o adversário Jair Bolsonaro (PL) na capital amazonense.
Confira a agenda
Conforme agenda divulgada pelo Palácio do Planalto, a caminhada oficial do presidente no Amazonas já começou na manhã desta terça-feira, 10, por volta das 8h, com uma visita a comunidade da Aldeia Kainã, no município de Manaquiri, a 54 quilômetros de Manaus.
Ainda pela manhã, por volta das 10h40 (Horário de Manaus), Lula visita a comunidade Santo Antônio, em Tefé, a 523 quilômetros da capital. No local, se tem a expectativa de que o presidente converse com a população e confira pessoalmente os impactos da seca na rotina do amazonense.
Pela parte da tarde, por volta das 13h20, Lula chega à capital, onde concederá uma entrevista a uma emissora de rádio local. Por volta das 14h45, o presidente se reúne com os prefeitos do Amazonas. O encontro acontece na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Durante a reunião, Lula deve anunciar medidas de combate à seca. Além do presidente e do superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, o encontro terá um público estimado de aproximadamente 300 participantes, entre ministros e ministras de Estado, autoridades federais e estaduais, além de representantes da população afetada.
Lula deve retornar para Brasília ainda no fim da tarde, por volta de 17h20, diretamente da Base Aérea de Manaus, na zona Sul. A expectativa é que ele chegue em Brasília às 21h.