Redação Rios
BELÉM (PA) – O tradicional Círio de Nazaré movimenta a capital paraense neste fim de semana, reunindo milhares de fiéis em uma das maiores manifestações religiosas do mundo.
A programação religiosa se estende por duas semanas, com a expectativa de reunir mais de 2 milhões de pessoas apenas na grande procissão deste domingo, 12/10.
Ao todo, a Imagem Peregrina percorre diversos pontos da cidade em 14 procissões oficiais, passando por hospitais, instituições públicas e comunidades da região metropolitana.
Leia também: Ex-prefeito de Novo Aripuanã fala sobre o resgate do FestLendas e desenvolvimento econômico com BR-319
Em sua 233ª edição, a festividade em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Relevância além da fé
Além de sua importância religiosa e cultural, o Círio de Nazaré também tem papel estratégico na organização de grandes eventos.
De acordo com o governo do Pará, a experiência acumulada por Belém na logística e no planejamento do Círio “contribui de modo significativo para a preparação da cidade” para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será sediada na capital paraense em 2025.
*Com informações da Agência Estado











