Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Com pouco mais de um mês de campanha eleitoral, os candidatos em Manaus gastaram R$ 15,9 milhões em atividades voltadas à campanha eleitoral, conforme a prestação de contas mais recente, disponibilizada até o dia 24/9 na plataforma Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (Divulgacand) da Justiça Eleitoral.
A corrida pela Prefeitura de Manaus está intensa, e os gastos dos candidatos refletem a complexidade da disputa. Com o limite total de R$ 13,2 milhões estabelecido pela Justiça Eleitoral para cada candidato, as campanhas estão tomando decisões estratégicas na alocação de recursos. Confira como cada candidato tem distribuído suas despesas:
O candidato Alberto Neto (PL) já gastou R$ 1.531.345,48, concentrando 33,07% em atividades de militância e mobilização de rua com gastos de R$ 506,4 mil e R$ 400 mil em produção de programas de rádio e televisão. Ele também destinou R$ 179,1 mil para impulsionamento de conteúdo e R$ 150 mil para serviços advocatícios.
Com um total de R$ 1.298.586,55 em despesas, Amom Mandel (Cidadania) alocou 40,42% desse valor em cabos eleitorais e lideranças que representa R$ 524,8 mil. Ele também investiu R$ 120 mil em impulsionamento de conteúdo e R$ 100 mil em serviços advocatícios.
David Almeida (Avante) já acumulou gastos de R$ 6.692.364,20. Quase metade do valor foi destinada a atividades de militância e mobilização de rua (44,49%), somando R$ 2,9 milhões, o que faz dele o candidato com maiores despesas nesse segmento. Outro investimento significativo foi em marketing eleitoral (27,01%), liderando com R$ 1,8 milhão, além de R$ 605 mil destinados ao impulsionamento de conteúdos.
Gilberto Vasconcelos (PSTU), com menores recursos, já gastou R$ 43.900,00, sendo a maior parte destinada a serviços prestados por terceiros (49,66%), como assessoria de imprensa (R$ 21,8 mil) e serviços advocatícios (R$ 14 mil), representando 31,89% de seus gastos.
Marcelo Ramos (PT) gastou R$ 819.192,50, com meio milhão desse valor voltado para marketing e produção de programas eleitorais de rádio e TV, seguido por R$ 150 mil em serviços prestados por terceiros e R$ 117,3 mil em publicidade de materiais impressos.
O candidato Roberto Cidade (União) já destinou R$ 4.793.031,50 em despesas, com destaque para a produção de campanha eleitoral (20,24%), que custou R$ 970 mil, e para cabos eleitorais e lideranças (18,37%), com gastos de R$ 880,3 mil. Ele também investiu R$ 750 mil em assessoria jurídica e R$ 500 mil em estrutura para comícios.
Por fim, Wilker Barreto (Mobiliza), com gastos de R$ 72.490,00, destinou mais da metade (R$ 39 mil) para impulsionamento de conteúdo, além de R$ 28,9 mil em locação de veículos e R$ 28,6 mil em despesas com pessoal.