Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um caminhão carregado com madeira ilegal foi apreendido nesta quinta-feira, 9/11, na rua Pirarucu, bairro Jorge Teixeira, na zona Leste de Manaus.
Durante a ação dos policiais do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas, o motorista do veículo e três ajudantes foram detidos.
De acordo com as autoridades, a carga era originária da cidade de Manacapuru, localizada a 68 quilômetros de Manaus, e consistia em 14 metros cúbicos de madeira. O sargento Júnior Miranda, em entrevista à imprensa no 14° Distrito Integrado de Polícia (DIP), informou que, no momento da abordagem, o motorista não apresentou a documentação necessária para o transporte da carga.
“Avistamos o caminhão em atitude suspeita. Ao abordá-lo, verificamos que ele estava transportando madeira. Contudo, o condutor não possuía o Documento de Origem Florestal (DOF), exigido para o transporte legal de produtos florestais. Além disso, ele já possui três registros policiais por crimes semelhantes e não soube informar para quem estava trabalhando”, explicou o sargento Miranda.
DOF – Documento de Origem Florestal
O Documento de Origem Florestal (DOF) é uma licença obrigatória para o transporte e a comercialização de produtos e subprodutos florestais de origem nativa no Brasil, especialmente na região amazônica. O DOF é emitido pelo Sistema DOF, desenvolvido pelo Ibama, e contém informações detalhadas sobre a procedência da madeira ou outros produtos florestais. Para a emissão do DOF, o transportador precisa fornecer dados sobre a origem e o destino da carga, além de informações como o volume do recurso florestal, tipo de transporte e a placa do veículo.
É importante destacar que o DOF não é necessário para o transporte de produtos florestais originados de espécies exóticas, como eucalipto, pinus e teca. A exigência de documentação para a madeira de origem nativa visa combater a extração ilegal e o desmatamento, com o Sistema DOF+ Rastreabilidade funcionando como uma ferramenta para monitorar e gerenciar o transporte desses produtos desde dezembro de 2022.
O motorista e os três ajudantes foram encaminhados ao 14° DIP, localizado no bairro Tancredo Neves, zona Leste de Manaus, onde seguirão os trâmites legais para as devidas providências.