Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – As obras de reconstrução das pontes sobre os rios Curuçá e Autaz Mirim, na rodovia federal BR-319, devem ser entregues à população do Amazonas no segundo semestre de 2025. A informação foi confirmada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS.
Por meio de nota, o departamento federal informou que a obra da ponte sobre o Rio Curuçá está 75% executada com previsão de conclusão para o segundo semestre deste ano, possivelmente em setembro. “Atualmente as equipes trabalham na instalação das vigas longarinas metálicas nos apoios da ponte”, disse o Dnit.
A Ponte Autaz Mirim, localizada no km 24, está em fase preparatória para o início das obras de fundação. “Os equipamentos necessários para a execução dessa etapa já estão em trânsito e a previsão é de que os trabalhos sejam iniciados na próxima semana”, conclui a nota.
Leia mais: Vítimas do descaso e do abandono: a luta de quem depende da BR-319
O Senado aprovou na quarta-feira, 21/5, com 54 votos favoráveis e 13 contrários, o projeto de lei (PL 2.159/2021) que estabelece um novo marco legal para o licenciamento ambiental no Brasil. A pavimentação da BR-319 é um dos projetos que aguarda liberação ambiental para prosseguimento.
“Notícia excelente, porque o dia foi de uma grande conquista. As condições para que a gente possa botar para andar a obra da BR-319, que vai tirar a cidade de Manaus, em boa parte do estado do Amazonas, do isolamento, com a ligação com a malha rodoviária nacional”, afirmou Renan Filho, ministro dos Transportes.
A proposta determina as diretrizes para o licenciamento ambiental e sua aplicação pelos órgãos responsáveis, além de flexibilizar a necessidade da licença em alguns casos. Os três senadores do Amazonas votaram favoráveis ao projeto.






