Redação Rios
AMAZONAS – Um incêndio de grande proporção em uma área de pasto foi combatido pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas no município de Apuí, a 453 quilômetros da capital.
Militares da Operação Aceiro atuam no Sul do Amazonas desde o mês de junho e, somente em Apuí, mais de 850 focos já foram combatidos desde o início da missão.
Leia também: Pouca tecnologia e expansão de áreas para gado são causas de fumaça em Manaus, aponta Ibama
De acordo com relatório da Sala de Situação do Corpo de Bombeiros, onde é realizado o monitoramento dos focos de calor nos painéis via satélite, a ocorrência foi detectada e as coordenadas foram repassadas para a equipe de bombeiros que atuam no município, por meio da Operação Aceiro.
“A área atingida pelas chamas era extensa, mas nossos bombeiros atuaram de forma rápida e conseguiram controlar o sinistro. Apuí é um dos municípios do Sul do Amazonas onde mais temos combatido incêndios. Então reforço a orientação para que a população e, principalmente, os proprietários de plantações e pasto, não façam a limpeza dos terrenos com uso de fogo”, destacou coronel Alexandre Freitas, comandante-geral do CBMAM.
No combate às chamas, foram usados abafadores, bombas costais e mais de 5 mil litros de água. Somente nesta ocorrência, os militares combateram 80 focos de incêndios espalhados pela área de pasto.
Combate aos incêndios
Com a Operação Aceiro 2024, que está em atuação no interior desde o mês de junho, mais de 6 mil focos de incêndios já foram combatidos, sendo a maioria deles nos municípios que integram a região Sul do estado, também conhecida como “Arco do Fogo”.
*Com informações da assessoria