Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A candidata à prefeitura de Parintins, Brena Dianná (União), e a Coligação União por Parintins, formada por União Brasil, PP, PRD, DC, Agir, Mobiliza e PSB, formalizaram uma denúncia no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amazonas contra o atual prefeito Frank Bi Garcia (PSD).
A denúncia acusa Bi Garcia de violência política de gênero em um discurso no dia 4 de agosto de 2024, durante a convenção partidária do candidato Mateus Assayag. O prefeito comparou a candidata a Alexandre da Carbrás, ex-prefeito do município, usando a expressão “Carbrás de Saia” para desqualificá-la publicamente.
Leia também: María Corina promete fazer chavismo ‘ceder’ em meio a novos protestos contra Maduro
“Agora estão querendo empurrar a Carbrás de saia . Não tem lugar para Carbrás de Saia, tem lugar para o amor, tem lugar para o trabalho, tem lugar para aqueles que querem o melhor para a nossa cidade”, disse o prefeito durante convenção.
O comentário do político foi considerado uma tentativa de constranger e humilhar a candidata, associando-a a uma figura negativa e prejudicando sua imagem perante os eleitores da cidade de Parintins.
Tal comportamento é classificado ainda como violência política de gênero pela Lei n° 14.192/2021, que prevê penalidades de reclusão de um a quatro anos e multa para quem assediar, constranger ou discriminar candidatas por sua condição de mulher.
“A conduta injuriosa do prefeito Bi Garcia visa atingir a honra subjetiva da candidata adversária do seu apoio político. O tipo penal encontra correspondência no art. 140 do código penal que trata da injuria quando ofende a dignidade ou o decoro.“ O Ministério Público terá 10 dias para apresentar a denúncia, caso a infração seja confirmada.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrou em contato com o prefeito de Parintins Frank Bi Garcia para saber qual o seu posicionamento sobre esse assunto e até o fechamento desta matéria, aguardamos um retorno do político. O espaço segue aberto.