Caio Silva – Rios de Notícias
BARREIRINHA (AM) – Um avião monomotor caiu — ou, segundo o piloto, realizou um pouso forçado — nas proximidades do Rio Andirá, próximo à comunidade quilombola de São Paulo do Açu, no município de Barreirinha (AM), na manhã desta terça-feira, 7/10.
Segundo testemunhas, apenas o piloto estava a bordo no momento do ocorrido. Moradores da região, que passavam pelo local, realizaram o resgate da vítima, que não sofreu ferimentos graves e passa bem. Ainda de acordo com relatos, a aeronave teria derramado combustível no rio após o incidente.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram moradores em canoas e voadeiras ajudando o piloto logo após a queda. “Viemos socorrer o cara, mas o cara tá bem”, relatou um dos moradores em vídeo.
Leia também: Carreta tomba na avenida Autaz Mirim e causa transtornos na zona Leste de Manaus
Pane de pressão
O piloto, identificado como Bruno da Conceição Moura, relatou em vídeo publicado nas redes sociais que o incidente foi causado por uma falha na pressão de óleo do motor. Segundo ele, o pouso foi feito de forma controlada. “Só para tranquilizar a população, eu fiz apenas um pouso. Foi um pouso técnico, não um acidente”, afirmou.
A aeronave, do modelo Seawind 3000, decolou do município de Alenquer (PA) com destino a Autazes (AM). De acordo com o comandante, trata-se de um hidroavião e a estrutura da aeronave não sofreu danos significativos. O piloto aguarda atendimento de um mecânico para avaliação técnica do veículo.
“Eu fiz apenas um pouso porque houve perda de pressão de óleo. O avião não caiu, está intacto, e eu estou bem”, completou o comandante.
Investigação e providências
Equipes da Defesa Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foram acionadas e estiveram no local para adotar as medidas cabíveis. As causas e a dinâmica do incidente ainda serão apuradas pelas autoridades competentes.











