Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) divulgou nesta sexta-feira, 6/12, a lista oficial dos aprovados no Vestibular e no Sistema de Ingresso Seriado (SIS) 2024, acesso 2025. A expectativa de estudantes e familiares chegou ao fim com a divulgação dos nomes dos novos universitários.
A divulgação do vestibular, que aconteceu na sede da Reitoria, localizada na avenida Djalma Batista, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus, teve a participação especial da bateria da escola de samba Mocidade Independente de Aparecida, coral Tubones e do grupo Samba ao Léo.
Leia também: ‘Adote um bom velhinho’, campanha incentiva adoção de cachorros adultos
Aprovada em administração
Ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, a estudante Stephanny Kelly, de 17 anos, aprovada em Administração, não esconde a felicidade. “É uma sensação de alívio, uma vitória total. Foram anos de estudo, sacrifícios, deixando de ir a festas para estudar. Agradeço muito aos meus pais, que fizeram muito por mim”, contou.
A mãe de Stephanny, Tati Kelly, de 44 anos, reforça a importância de não desistir dos estudos. “É estudar, continuar se dedicando. Sempre há novas oportunidades, outros vestibulares e cursos. Uma hora vai dar certo!”, disse a Tati.
Jovem matemática
A jovem Akemi da Silva Takita, de 16 anos, vivenciou um momento de grande emoção ao ver seu nome na lista dos aprovados para Matemática. “Foi a minha primeira vez prestando vestibular e foi uma emoção imensa. Eu estava no dentista quando soube da aprovação, e chorei de felicidade no meio da consulta! Estava muito nervosa antes de ver o resultado”, revelou.
Agora, com a aprovação no SIS, ela já tem planos de seguir mais adiante. “Estou pensando em adiantar a faculdade e seguir em frente com os estudos. Agora é só comemorar essa vitória, agradecer aos meus pais e professores”, destacou Akemi.
Aprovado em duas engenharias
Outro estudante que se destacou foi Francisco José, de 17 anos, que conquistou a aprovação em dois cursos: Engenharia de Computação, no SIS, e Engenharia Elétrica, no Macro. “É uma sensação incrível, única. O SIS é uma oportunidade única, e foi meu primeiro vestibular. Consegui passar nos dois cursos que tentei”, afirmou o jovem.
O reitor da UEA, André Zogahib, afirmou na ocasião do evento, que a maioria dos aprovados são amazonenses. “Esse ano é o primeiro vestibular que a UEA faz com o novo sistema de cotas, com esforços, nós conseguimos aprovar uma lei que fez com que 98% dos aprovados fossem alunos do Estado do Amazonas“, enfatizou Zogahib.