Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Os aprovados no concurso público da Polícia Civil de 2022 para os cargos de delegados, escrivães e investigadores, no qual o edital foi divulgado em 17 de dezembro de 2021, relataram ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, estarem à espera de nomeação, após aprovação, há mais de um ano.
De acordo com a denúncia, 470 policiais civis já formados esperam o chamado há quase 10 meses do término das provas, enquanto apenas 180 foram nomeados, “sem ainda suprir a demanda dos municípios do interior do Amazonas”, ressaltou a nota da denúncia.
O responsável pelas reivindicações dos aprovados no concurso, que preferiu não se identificar, afirma que os policiais aguardam o chamamento, “e estão prontos para reforçarem a segurança do Estado do Amazonas”, salientou.
Leia também: Vereadores trocam ofensas e brigam dentro de parlamento, em Ipixuna
Segundo um dos aprovados, os gastos financeiros para realizar todo o processo das provas e demais etapas, que incluiam exames médicos, custaram caros.
“No primeiro semestre de 2022 foram realizadas as provas teóricas. Logo em seguida, já foram divulgadas as datas das demais etapas e já fomos realizando os exames médicos, os quais foram bem caros, pois tivemos que procurar profissionais de diversas especialidades e, com isso, nossos gastos financeiros aumentaram“, relatou.
No dia da formatura, todos aguardavam uma manifestação do governo sobre a previsão de nomeação dos aprovados, porém, esse anúncio não chegou a acontecer, causando desconforto diante da expectativa gerada, disse o concursado.
“Para decepção e todos ali presentes, não houve nenhuma fala sobre previsão de nomeações, o que já causou desconforto diante da expectativa gerada com os aprovados e suas famílias. Outros colegas tiveram que retornar para seus estados de origem na expectativa de que logo seriam nomeados para trabalhar“, conta.
Por fim, o representante da turma dos aprovados reiterou que eles querem que o Governo do Estado se sensibilize com o sofrimento das famílias e se manifeste sobre quando pretende efetivar as nomeações, tendo em vista demora há mais de um ano.
Resposta
Em resposta à REPORTAGEM, o Governo do Amazonas disse que vem ampliando o efetivo das Forças de Segurança do Estado por meio de concursos, que não eram realizados há mais de 10 anos. Além disso, reforçou que fará o chamamento dos aprovados até o final do prazo de validade do certame.
“Em 2022, O Governo realizou um novo certame para as Forças de Segurança com a oferta de 2,5 mil vagas, dos quais mais de 1.700 já foram chamados em 2023 – quase 70% do total.
Em novembro de 2023, 163 aprovados no concurso da Polícia Civil para os cargos de delegado de polícia, investigador, escrivão e perito foram nomeados para atuarem nos municípios do interior do Estado.
O concurso, realizado em abril de 2022, ofertou 362 vagas com o objetivo de fortalecer o programa Amazonas Mais Seguro e reforçar o efetivo da PC-AM.
O governo reforça que fará o chamamento dos aprovados até o final do prazo de validade do certame”
Governo do Amazonas