Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Mesmo após o prefeito David Almeida fechar a chapa “puro-sangue” do Avante para as eleições deste ano, tendo como vice para reeleição o ex-secretário de Infraestrutura Renato Júnior, ele conseguiu manter em seu arco de aliança o apoio dos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), contrariando o que se dizia nos bastidores, que ambos migrariam para outra candidatura, caso não escolhessem o vice.
No entanto, Braga e Omar, que são aliados de primeira hora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não foram os mais votados na capital amazonense para os cargos que concorreram nas Eleições de 2022, o que gera dúvidas se a aliança com ambos irá impactar positivamente ou não a candidatura do atual prefeito para as eleições deste ano.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS verificou os dados disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), acerca da distribuição de votos no primeiro e segundo turnos do último pleito, que demonstram o desempenho deles em suas respectivas candidaturas.
Leia mais: Alberto Neto e Maria do Carmo debatem potencialidades e políticas públicas para o turismo
Em 2022, no primeiro turno da disputa para Governo do Estado, Eduardo Braga ficou na quarta colocação em Manaus, com 13,22% (141.485 votos). O primeiro colocado foi Wilson Lima (União Brasil), que obteve 34,37% dos votos (367.926 votos). Amazonino Mendes (Cidadania) e Ricardo Nicolau (Solidariedade) ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
No segundo turno, Braga ficou com a segunda colocação e Wilson Lima foi reeleito governador do Amazonas. Em Manaus, o senador do MDB obteve 40,32% (409.094 votos) na disputa para o governo estadual, enquanto que o atual governador recebeu 59,68% (605.545 votos).
Já para o Senado, Coronel Menezes (PL) liderou as escolhas na capital, com 51% (544.262 votos). Omar Aziz (PSD) obteve 23,97% (252.630 votos) em Manaus, ficando na segunda colocação. No entanto, vence quem obtiver a maior soma de votos no estado e assim, Omar Aziz foi eleito novamente senador, com 41% dos votos.
‘Não posso negar apoio’
No sábado, 3/8, durante coletiva de imprensa realizada após convenção partidária do Avante, David Almeida disse após ser questionado sobre o apoio dos senadores à sua candidatura, que não pode recusar apoios e recursos de emendas para a capital amazonense.
“As pessoas que estão lá na periferia não querem saber se o asfalto foi A, B ou C, se foi a esquerda ou a direita que deu. Eles não querem saber. Nós estamos fazendo isso dessa forma e a população que decida. Eu não posso negar apoio, nem o recurso. Eles estão ajudando muito a cidade de Manaus”, declarou o prefeito na ocasião.
Sobre o que motivou o arco de aliança com Braga e Omar visando a sua reeleição, David Almeida ressaltou que para a definição do apoio a chapa “puro sangue”, sem a indicação de vice por parte dos senadores, foi seguido o “princípio da reciprocidade”.
“Estaremos juntos em 2026. Eu não sou candidato a governador, como todo mundo pensa. Eu serei candidato a governador ou senador em uma única hipótese: se eu não me reeleger prefeito de Manaus. Nessa hipótese, nós vamos estar juntos em 2026, aplicando o princípio da reciprocidade”, destacou Almeida.
Omar Aziz, que tem mandato de senador garantido até 2030, pretende concorrer ao cargo de governador do Amazonas em 2026. Já Eduardo Braga pretende se reeleger senador da república, em um terceiro mandato consecutivo.