Facebook Instagram Youtube X-twitter

RIOS FM 95,7 AO VIVO

Seu navegador não suporta o elemento audio

  • Início
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Cultura
  • Municípios
  • Rios na Ilha
  • Especiais
  • Início
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Cultura
  • Municípios
  • Rios na Ilha
  • Especiais

RIOS FM 95,7 AO VIVO

Seu navegador não suporta o elemento audio

Facebook Instagram Youtube X-twitter
  • Início
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Cultura
  • Municípios
  • Rios na Ilha
  • Especiais
  • Início
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Cultura
  • Municípios
  • Rios na Ilha
  • Especiais
Home Cidades

‘A gente só quer trabalhar’: ambulantes denunciam retirada de barracas sem aviso próximo ao Parque Gigantes da Floresta

A administação municipal é acusada de agir sem diálogo com trabalhadores

20 de outubro de 2025
em Cidades
Tempo de leitura: 4 min
retirada de ambulantes

O local, que reunia famílias e comerciantes aos fins de semana, ficou completamente vazio após a ação - (Fotos: Markus Santos/Divulgação)

FacebookTwitterWhatsapp
Júnior Almeida – Rios de Notícias

MANAUS (AM) – Barracas e quiosques montados nas proximidades do Parque Gigantes da Floresta, na alameda Alphaville, bairro Aleixo, zona Norte de Manaus, foram removidos pela Guarda Municipal de Manaus, na tarde desta segunda-feira, 20/10. Relatos enviados ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS denunciam truculência e falta de diálogo por parte da administração municipal.

O local, que reunia famílias e comerciantes aos fins de semana, ficou completamente vazio após a ação. Entre os trabalhadores afetados está o pastor e vendedor José Ribamar Barbosa do Santo, que lamentou a forma como tudo aconteceu.

“Achei uma coisa muito desagradável. Aqui tem famílias que precisam trabalhar pra sobreviver, tem crianças, tem netos. Nós só queremos ganhar o pão de cada dia com honestidade. A prefeitura prometeu que não ia tirar ninguém, e agora a gente é pego de surpresa, sem aviso”, desabafou.

APP Rios de Notícias APP Rios de Notícias APP Rios de Notícias

Leia também: Fiscalização da Prefeitura e Guarda Municipal retira vendedores ambulantes com violência no Centro de Manaus

O pastor disse ainda que se sente traído pelas promessas feitas durante o período eleitoral. “Seu David Almeida, o senhor e sua família já estiveram na minha casa, lá no Braga Mendes. Eu quero dizer pra você: nós somos sobreviventes, somos seres humanos e precisamos de apoio. Estão brincando com vidas, e com vidas não se brinca”, declarou emocionado.

A comerciante Eloísa Silva, dona de uma barraca de churrasco e lanches, confirmou que não houve qualquer notificação formal antes da retirada. “Não teve aviso. Vieram, lacraram dois contêineres e depois tiraram tudo. O prefeito mesmo tinha vindo aqui, comeu com a gente e disse que não íamos sair. É muito triste, tem família com criança PCD que depende disso pra viver.”

Segundo ela, o vice-prefeito de Manaus, Renato Jr. (Avante), se comprometeu a realizar uma reunião com os ambulantes na próxima quinta-feira, 23, para tentar uma solução.“Ele prometeu ver o que pode ser feito, então a gente vai aguardar. Mas estamos aqui desde as seis da manhã, tentando pedir ajuda, sem resposta”, completou.

Não é a primeira vez

Essa não é a primeira denúncia de ações truculentas da Prefeitura de Manaus contra trabalhadores informais. Em agosto deste ano, uma operação da Guarda Municipal e da Secretaria de Fiscalização no Centro da cidade, na rua Henrique Antony, resultou na remoção violenta de vendedores ambulantes.

Na ocasião, vídeos mostraram guardas municipais usando spray de pimenta e armas de choque contra os trabalhadores, o que gerou revolta e grande repercussão nas redes sociais. Comerciantes afirmaram que não houve diálogo nem aviso prévio, e que muitos perderam mercadorias e equipamentos.

Em resposta ao episódio anterior, a Prefeitura de Manaus informou que a ação visava lacrar um depósito irregular e garantir o “ordenamento urbano e a saúde pública”. No entanto, os trabalhadores afirmaram que o espaço era o ponto de trabalho fixo de dezenas de famílias.

Sem resposta

O Portal RIOS DE NOTÍCIAS procurou a Prefeitura de Manaus para comentar a nova remoção e esclarecer se houve notificação prévia aos ambulantes que trabalhavam nas proximidades do Parque Gigantes da Floresta. Até o fechamento desta reportagem, não houve retorno.

Tags: Barracasparque Gigantes da FlorestaPrefeitura de ManausretiradaVendedores ambulantes

Mais notícias

Roberto Cidade (2)

‘Professor no Amazonas vale 4,14%’, dizem educadores após Roberto Cidade anunciar reajuste

24 de junho de 2026
0

Caio Silva - Rios de Notícias MANAUS (AM) - O anúncio de reajuste salarial de 4,14% e da realização de...

Incêndio atinge prédio desativado dos Correios no bairro Aleixo, em Manaus

Incêndio atinge prédio desativado dos Correios no bairro Aleixo, em Manaus

23 de junho de 2026
0

Paulo Vitor Castro - Rios de Notícias MANAUS (AM) - Um príncipio de incêndio atingiu o antigo prédio dos Correios,...

Motorista desvia de buraco na avenida das Torres e evita acidente com os filhos em Manaus

Motorista desvia de buraco na avenida das Torres e evita acidente com os filhos em Manaus

23 de junho de 2026
0

Paulo Vitor Castro - Rios de Notícias MANAUS (AM) - O motorista de aplicativo e influenciador digital Jardel Progenio denunciou,...

Com foco no El Niño, IBGE apresenta ferramenta para prevenir desastres

Com foco no El Niño, IBGE apresenta ferramenta para prevenir desastres

23 de junho de 2026
0

Redação Rios BRASÍLIA (DF) - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou nesta terça-feira, 23/6, o Singed Lab Desastres. A finalidade...

Pix por aproximação passa a mostrar saldo antes do pagamento

Pix por aproximação passa a mostrar saldo antes do pagamento

23 de junho de 2026
0

Redação Rios BRASÍLIA (DF) - O Pix por aproximação ganhou uma nova etapa de integração com o open finance (compartilhamento legal de...

Anvisa aprova novo medicamento oral para câncer de mama

Anvisa aprova novo medicamento oral para câncer de mama

23 de junho de 2026
0

Redação Rios BRASÍLIA (DF) - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou esta semana o registro do medicamento Inluriyo® (tosilato de inlunestranto),...

Facebook Instagram X-twitter Youtube
  • Sobre Nós
  • Faça sua denúncia
  • Participe do Nosso Grupo de Whatsapp

Anuncie Conosco

  • +55 (92) 3085-7464
  • comercialradio95.7fm@gmail.com
  • Av. Rio Madeira, 444 - Nossa Sra. das Graças
    Manaus-AM - CEP: 69053-030

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver mais resultados
  • Anuncie Conosco
  • Backup
  • Faça sua denúncia
  • Fale Conosco
  • Modelo categoria
  • Política de privacidade
  • Portal
  • Portal
  • Rede Rios App
  • RETROSPECTIVA 2023
  • RETROSPECTIVA 2024
  • Sobre Nós
  • teste

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.