Redação Rios
MANAUS (AM) – O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) alerta para a atuação de golpistas que estão usando sites falsos para enganar pessoas interessadas no projeto CNH Social.
Segundo o órgão, os criminosos criam páginas que imitam o site oficial do projeto. Ao acessar o endereço falso, o usuário é direcionado a um chat automático, que solicita dados pessoais e informa sobre serviços relacionados à habilitação. Em seguida, é gerado um código Pix para pagamento, o que não faz parte do processo oficial.

Leia também: Médicos denunciam atraso de salários e prejuízo ao atendimento em SPAs de Manaus
O Detran-AM reforça que a CNH Social é totalmente gratuita e não cobra nenhuma taxa em nenhuma etapa, independentemente da categoria escolhida. O único site oficial para inscrição no programa é detrancidadao.am.gov.br.
O órgão orienta ainda que os usuários evitem clicar em links recebidos por mensagens ou redes sociais e, em caso de dúvida, procurem os canais oficiais ou atendimento presencial do Detran.
Atenção à diferença entre os programas
O Detran também chama atenção para a diferença entre o CNH do Brasil e o CNH Social, programas que têm sido confundidos pelos usuários.
O CNH do Brasil, lançado em dezembro de 2025, tem como objetivo reduzir custos e facilitar o acesso à Carteira Nacional de Habilitação.
Já o CNH Social integra o programa Detran Cidadão, criado em novembro de 2021, e oferece a emissão da CNH de forma totalmente gratuita para a população de baixa renda no Amazonas.
*Com informações da assessoria






