Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Uma operação de reintegração de posse foi realizada na manhã desta quinta-feira, 16/10, para desocupar a comunidade indígena Nova Jerusalém, localizada no km 2 da BR-174, em Manaus. A ação contou com apoio de equipes da ROCAM e uso de retroescavadeiras para desobstrução da área.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a chegada dos veículos pesados e o isolamento da região por policiais da ROCAM, braço da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), para garantir a execução da operação.
Leia também: Diretores de maternidades e gerente da Fundação Cecon são presos na Operação Metástase, em Manaus
Objetivo da ação
Segundo informações preliminares, o objetivo da reintegração seria retirar ocupações irregulares, restaurar a área de proteção ambiental e conter os danos causados por desmatamento e construções ilegais.
Essa é a quarta reintegração de posse realizada na região, onde aproximadamente 400 famílias foram removidas de terrenos ocupados de forma irregular, de acordo com moradores e testemunhas.
Conflito e viatura pedindo reforço
Durante a ação, houve registro de confronto entre policiais e ocupantes. Um dos vídeos mostra uma casa de madeira sendo consumida por chamas. Segundo relatos, um policial teria ficado ferido. Uma viatura da PM chegou a solicitar reforço à 20ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que atende a região do Tarumã.
Outros vídeos mostram patrulhamento sendo feito pelas equipes da ROCAM enquanto moradores acompanham a movimentação e retiram seus pertences.
Posicionamento
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrou em contato com a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), mas ainda não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestações dos órgãos citados.






