Nicolly Teixeira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – As ruas Itannana e Curitiba, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus, voltaram a alagar na tarde desta terça-feira, 14/10, após mais uma forte chuva. O problema, que se repete a cada temporal, tem causado transtornos a moradores e pais de alunos da área, que cobram providências da Prefeitura de Manaus para resolver a situação.
“É lamentável que a quinta cidade mais rica do país enfrente cotidianamente problemas causados pela falta de cuidado do poder público com o mínimo. Que não se diga que a quantidade de chuva foi excepcional ou fora de época. Todos sabemos que Manaus é uma das capitais com maior nível de precipitação do país”, desabafou o morador Sérgio Roberto Junior.
Os alagamentos atingem uma região com grande fluxo de estudantes, o que dificulta o deslocamento de pais e responsáveis que precisam atravessar as ruas inundadas para buscar os filhos na escola.
A professora Flávia Lousada, da Escola Estadual Leonor Santiago Mourão, afirma que a situação é recorrente. “Toda vez que chove, a rua Itannaua fica completamente alagada. Fora a lixeira próxima da escola, onde alguns moradores jogam entulho, o que agrava o problema. É uma situação difícil tanto para quem trabalha aqui quanto para os pais das crianças”, relatou.
Moradores também criticaram o que consideram descaso das autoridades municipais. “Quando uma via pública inunda, quando o asfalto cede e o bueiro transborda, é sinal claro de que nossas prioridades estão voltadas para qualquer outro lugar, menos para garantir dignidade e qualidade de vida ao cidadão”, afirmou Sérgio.
O morador Josenir de Araújo, pai de um estudante, também criticou a gestão municipal. “É uma vergonha. O prefeito David Almeida já está no segundo mandato e acredito que a escola já tenha feito várias solicitações. Esses buracos causam acidentes com carros e até com os pais. Toda vez que chove forte, o problema volta. Não é lixo nos bueiros, é descaso. Eu clamo aos vereadores, ao Ministério Público e à Defensoria Pública para que olhem pela população”, disse.
A reportagem do Rios de Notícias entrou em contato com a Prefeitura de Manaus para solicitar uma nota sobre as reclamações dos moradores e possíveis medidas a serem adotadas para resolver o problema dos alagamentos nas ruas Itannaua e Curitiba. Até o fechamento desta matéria, não houve retorno. O espaço segue aberto.












