Facebook Instagram Youtube X-twitter

RIOS FM 95,7 AO VIVO

Seu navegador não suporta o elemento audio

  • Início
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Cultura
  • Municípios
  • Rios na Ilha
  • Especiais
  • Início
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Cultura
  • Municípios
  • Rios na Ilha
  • Especiais

RIOS FM 95,7 AO VIVO

Seu navegador não suporta o elemento audio

Facebook Instagram Youtube X-twitter
  • Início
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Cultura
  • Municípios
  • Rios na Ilha
  • Especiais
  • Início
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Cultura
  • Municípios
  • Rios na Ilha
  • Especiais
Home Política

Lula dá indireta a Musk e cobra que dinheiro do mundo rico seja usado para preservar florestas

9 de abril de 2024
em Política
Tempo de leitura: 5 min
lula-musk

Lula cobrou países desenvolvidos (Joédson Alves/Agência Brasil)

FacebookTwitterWhatsapp
Redação Rios

BRASIL – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, cobrou que os países desenvolvidos deem suporte ao financiamento para a preservação de florestas. Sem citar nominalmente o empresário Elon Musk, dono do X, antigo Twitter, Lula disse que o bilionário terá que usar o dinheiro para “ajudar a preservar” o meio ambiente.

“Hoje nós temos gente que não acredita que o desmatamento e as queimadas prejudicam o planeta Terra”, disse, em evento de lançamento do programa União com os Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais na Amazônia. “Tem até bilionário tentando fazer foguete, tentando fazer viagem para ver se encontra espaço lá fora, não tem. Ele vai ter que aprender a viver aqui, ele vai ter que usar muito do dinheiro que ele tem para ajudar a preservar isso aqui”. A cerimônia ocorreu nesta terça-feira, 9/4, no Palácio do Planalto.

Leia também: Musk chama Moraes de ‘ditador’ em nova publicação e diz que ministro tem ‘Lula na coleira’

APP Rios de Notícias APP Rios de Notícias APP Rios de Notícias

O chefe do Executivo brasileiro aproveitou a presença de um representante do Conselho Europeu no evento para dizer que os países desenvolvidos “têm que compreender que ele tem que pagar para que os países que têm floresta em pé levem a sério essa questão”. Segundo o petista, “o mundo rico tem que pagar pelo que fizeram no passado, é uma dívida com o planeta Terra”. “Eles têm que pagar, ajudar a financiar, para que a gente possa dar aos prefeitos, às pessoas que moram [na cidade], a certeza de que vai valer a pena ele preservar, ter uma agricultura sustentável”, defendeu.

No discurso, Lula pediu que as áreas tenham conhecimento sobre suas responsabilidades. Nesse sentido, ele comentou que, muitas vezes, o governo federal, os governos estaduais e os municípios “jogam a responsabilidade” um para o outro. “Quando tá ruim, ninguém é pai da criança, aí todo mundo foge do assunto; nós não queremos fugir do assunto. Temos um compromisso assumido por conta e risco nosso que até 2030 vamos anunciar ao mundo desmatamento zero nesse País”, disse.

Segundo Lula, manter florestas em pé, muitas vezes, têm um maior ganho econômico que manter rebanho de gado. “Tentar fazer as pessoas compreenderem que manter a floresta em pé é um ganho econômico às vezes muito mais do que um rebanho de gado. Não que não seja necessário criar o gado, mas o gado pode ser criado em um lugar que não se precisa derrubar floresta”, comentou.

O incentivo

O programa União com Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais na Amazônia prevê R$ 730 milhões em investimentos para promover o desenvolvimento sustentável e combater o desmatamento e incêndios florestais em 70 municípios prioritários na Amazônia.

Os recursos serão destinados a ações nos municípios a partir da lógica do “pagamento por performance”: quanto maior a redução anual do desmatamento e da degradação, maior será o valor investido.

Segundo o governo federal, apenas por aderirem à iniciativa, todos os municípios receberão R$ 500 mil em equipamentos e serviços para a estruturação de escritórios de governança que melhore a gestão ambiental, a cooperação entre governos municipais e federal e o monitoramento do desmatamento.

De acordo com o Palácio do Planalto, os municípios aptos a participar da iniciativa foram responsáveis por cerca de 78% do desmatamento no bioma no ano de 2022. Até o momento, 53 municípios aptos já aderiram ao programa – eles são responsáveis por 59% do desmatamento na Amazônia. Os 17 restantes ainda podem firmar o termo de adesão até 30 de abril.

*Com informações da Agência Estado

Tags: Lulamundo ricoMuskpreservar florestas

Mais notícias

Keiko-fujimori

No Peru, Keiko Fujimori conquista vantagem suficiente sobre Sánchez para se tornar presidente

24 de junho de 2026
0

Redação Rios PERU - Com 99,859% dos votos apurados, a candidata conservadora à presidência do Peru, Keiko Fujimori, abriu vantagem...

PL-AM ‘enquadra’ filiados que se aproximam de adversários; ‘não aceitaremos’, diz Maria do Carmo

PL-AM ‘enquadra’ filiados que se aproximam de adversários; ‘não aceitaremos’, diz Maria do Carmo

23 de junho de 2026
0

Nayandra Oliveira - Rios de Notícias MANAUS (AM) - O Partido Liberal do Amazonas (PL-AM) divulgou, nesta terça-feira, 23/6, nota...

Novo Airão

Retaliação política? Prefeito de Novo Airão muda nome de UBS que homenageava mãe de vereador de oposição

23 de junho de 2026
0

Júlio Gadelha - Rios de Notícias NOVO AIRÃO (AM) - A inauguração de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no...

Fulano GSI

‘Fulano de Tal’: Governo Federal publica documento com nomes fictícios em nomeação de militares

23 de junho de 2026
0

Júlio Gadelha - Rios de Notícias BRASÍLIA (DF) - O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República publicou,...

roberto-cidade (5)

Governo Roberto Cidade propõe criação de nova secretaria com 31 cargos comissionados

22 de junho de 2026
0

Júlio Gadelha - Rios de Notícias  MANAUS (AM) - O Poder Executivo do Amazonas encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado...

primeiro-ministro-keir-starmer

Primeiro-ministro do Reino Unido anuncia renúncia

22 de junho de 2026
0

Redação Rios INGLATERRA - O primeiro-ministro do Reuno Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira, 22/6, que renunciará ao cargo, com...

Facebook Instagram X-twitter Youtube
  • Sobre Nós
  • Faça sua denúncia
  • Participe do Nosso Grupo de Whatsapp

Anuncie Conosco

  • +55 (92) 3085-7464
  • comercialradio95.7fm@gmail.com
  • Av. Rio Madeira, 444 - Nossa Sra. das Graças
    Manaus-AM - CEP: 69053-030

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver mais resultados
  • Anuncie Conosco
  • Backup
  • Faça sua denúncia
  • Fale Conosco
  • Modelo categoria
  • Política de privacidade
  • Portal
  • Portal
  • Rede Rios App
  • RETROSPECTIVA 2023
  • RETROSPECTIVA 2024
  • Sobre Nós
  • teste

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.