Gabriel Brasil – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Com mais de 40 anos de atuação no cuidado e tratamento de animais silvestres na capital amazonense, o Zootropical, localizado no antigo Tropical Hotel, na Ponta Negra, zona Oeste de Manaus, segue como um espaço de tratamento e preservação de espécies da fauna amazônica. O zoológico e o restante do hotel passam por uma grande reforma realizada pelo grupo Fametro.
O zoológico trabalha com reestruturação da fauna em conformidade com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e abriga atualmente cerca de 180 animais de várias espécies como aves, mamíferos e répteis.



Conforme o biólogo Nonato Amaral, muitos animais acolhidos no local chegam bastante debilitados e precisam de cuidados e atendimentos médicos para, em seguida, serem soltos. Estes atendimentos são feitos pela equipe multidisciplinar e técnica composta por biólogos e veterinários do Zootropical.
Leia também: Santa Casa de Misericórdia tem primeira fase das obras de restauro finalizada
“Aqui no Zootropical temos uma equipe composta por veterinários, biólogos e quatro assistentes técnicos, que também são especialistas em animais silvestres. Cada um deles tem suas particularidades. Então, tem a nutrição animal, o cuidado veterinário, o cuidado com a ambientação do recinto para o animal se sentir acolhido”, pontuou.




Um dos animas acolhidos pelo Zootropical foi o jacaré-açu encontrado na orla da Manaus Moderna pela população, em setembro deste ano, e apelidado de Jayson.

Nonato Amaral relatou que o réptil de 3,7 metros de comprimento chegou ferido. “Ele sofreu ações violentas por parte de humanos, ao ter uma parte da cauda cortada. Existe uma perda de 25 centímetros deste animal”, disse o biólogo.

Nonato Amaral relatou que o réptil de 3,7 metros de comprimento chegou ferido.

As equipes de veterinários e biólogos do Zootropical encontraram diversos ferimentos além do corte na cauda do animal, que passou por tratamentos médicos e avaliação para determinar sua soltura. De acordo com o biólogo, o jacaré deve ser solto durante o pico da enchente, em março de 2024.
“Foi visto que para agora neste período de seca extrema seria inviável a soltura dele, pois seria uma presa fácil para ribeirinhos. Então, se mantem o animal aqui, tratando e alimentando. Assim que tiver o aumento das águas, faremos a soltura do bicho”, informou Nonato.
Zootropical
O Zootropical integra o Tropical Hotel, que foi uma das hotelarias mais luxuosas da capital amazonense. O espaço foi fechado em 2019, após ter falência determinada por falta de pagamentos trabalhistas e dívidas com a concessionária de energia . O zoológico já abrigou mais de 230 animais.



Em 2019, o grupo Fametro arrematou a estrutura do Tropical Hotel. Hoje, o local passa por reforma para continuar a ser um dos principais pontos turísticos de Manaus.






