Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um homem identificado como Alexandre Araújo Brandão, de 39 anos, foi morto a tiros na noite desta quinta-feira 9/10, na rua Laura Duarte Prazeres, em Florianópolis (SC), enquanto carregava no colo a filha de 1 ano e 8 meses. Conhecido como “Xuruca do Japiim”, ele era apontado como conselheiro da facção Comando Vermelho (CV) no Amazonas.
De acordo com testemunhas, Alexandre foi executado por um homem vestido de preto, que efetuou mais de dez disparos. Após os tiros, o suspeito fugiu a pé e depois entrou em um Fiat Uno vermelho, sem vidros e coberto por uma lona preta.
Leia também: Duas crianças indígenas são mortas e esquartejadas em comunidade de Barreirinha; irmão confessa o crime
A Polícia Militar de Santa Catarina foi acionada por moradores que ouviram os disparos. No local, os policiais encontraram Alexandre já sem vida e com múltiplos ferimentos à bala. O bebê, também atingido, foi socorrido e levado ao Hospital Infantil Joana de Gusmão. O estado de saúde da criança não foi divulgado.
Histórico criminal
Natural de Manaus, Alexandre atuava em atividades ilícitas ligadas ao tráfico de drogas entre Amazonas e Santa Catarina. Em 2024, foi preso na Operação Piramutaba, conduzida pela Polícia Federal e pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas. Na ocasião, foram apreendidas armas, joias e documentos falsos em um apartamento no bairro Campeche, em Florianópolis.
Em 2021, ele já havia sido detido em Manaus com 14 armas de fogo durante uma ação da Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam). Na época, chegou a cumprir prisão domiciliar por decisão judicial.
A Polícia Civil de Santa Catarina investiga o caso e apura a motivação do crime.











