Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Chegamos àquela época do ano tão esperada para pendurar as bandeirinhas coloridas, tirar a roupa xadrez do guarda-roupa, ouvir o forró raiz e comer as diversas comidas típicas das festas juninas.
No cenário festivo, tradição e estilo se mesclam em um verdadeiro desfile de cores, estampas e acessórios típicos. Celebradas por todo o Brasil, essas festividades não apenas homenageiam os santos padroeiros, mas também se destacam como um palco para a moda regional reinventar-se a cada ano.
Leia também: Show, quadrilhas juninas e barracas típicas marcam o ‘Arraial da Alegria’
O xadrez é indiscutivelmente a estrela da moda junina. Presente em camisas, vestidos e saias, o padrão ganha versões renovadas a cada temporada, mantendo-se como um símbolo de rusticidade e autenticidade. Além do tradicional preto e branco, estampas florais e de inspiração campestre também são amplamente exploradas, adicionando um toque de frescor e jovialidade aos trajes típicos.
Dessa forma, o Portal RIOS DE NOTÍCIAS conversou com as consultoras de moda e de imagem pessoal, Karen Leão e Jessica Zany, sobre dicas e novidades para este ano.
“Sem dúvidas depois da pandemia os códigos de vestimenta mudaram bastante. A mentalidade das pessoas também. Mas se você for convidada para alguma programação junina fique de olho no traje. se fizerem sugestões, é de bom tom seguir. Se está livre a forma de ir vestida, é lógico que aquele look antiguinho xadrez, próprio pra essa época, tá liberado com chapéu de palha e aquela trancinha, além das pintinhas no rosto”, explica.


Sempre com foco na autoestima da mulher e na feminilidade, Karen Leão, uma das pioneiras na área da consultoria de imagem em Manaus, ressalta que as mais discretas, que não gostam de dançar quadrilha, mas vão para as festas juninas da escola para acompanhar os filhos, devem investir em um look que não será usado apenas nesse período do ano, mas no dia-a-dia também, como o estilo boho, que é chique, fluido, discreto e elegante.
“O estilo boho (caracterizado por tecidos em tom de caramelo, franjas e acessórios artesanais) pode ser uma boa opção. As botas estão liberadas, se não tiver muito quente. Jeans despojados e detalhes em couro adicionam um toque rústico ao visual festivo. A combinação desses elementos dá um toque contemporâneo as festas juninas.”
Karen Leão, Consultora de imagem
Embora a tradição seja o pilar central das vestimentas juninas, há uma tendência crescente de reinterpretar elementos clássicos com um toque contemporâneo. Estilistas e marcas têm explorado cortes inovadores, tecidos mais leves e detalhes diferenciados, permitindo que os trajes transitem facilmente das festas tradicionais para eventos urbanos e modernos.


Para a consultora de moda Jéssica Zany, as festas juninas e julinas são um tema bem tradicional. A melhor tendência é o “mais é mais”. A criatividade, o colorido, o mix de estampas estão liberados e são o ponto alto do look.
De acordo com Zany, a moda é democrática, então não há uma regra. O xadrez é um símbolo característico, mas não necessariamente precisa ser usado. Há outras formas de compor um ‘look caipira’. Laços, babados, estampas e tecido chita também são a cara das festas caipiras.
Combinando história e tendência, os trajes juninos não apenas preservam o passado, mas também abrem caminho para novas interpretações e expressões de estilo, garantindo que a festividade continue a encantar gerações futuras com sua singularidade e beleza atemporal. “Para quem quer está na moda e gastar pouco o ideal é misturar o que tem em casa. Fazer um look bem colorido e partir para customização”, observa.


Peças como o jeans, por exemplo, ganham a personalidade junina quando recebem aplicações de laços e bandeirinhas (tudo em tecido). “Minha dica é: se você quer economizar pega o que já tem em casa, a gravata do marido, aquela camisa listrada e você estará pronta para pular a fogueira. Ou se esse é o tema mais esperado do ano, então capriche em mix de estampas, muito colorido, junta tudo e se joga no São João!”, orienta Jéssica Zany.