Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Em uma publicação em suas redes sociais nesta terça-feira, 11/6, o governador Wilson Lima anunciou que o Ministério dos Transportes finalizou o relatório que confirma a viabilidade técnica e a sustentabilidade ambiental da pavimentação da BR-319.
Lima afirmou ter conversado por telefone com o ministro dos Transportes, Renan Filho, que lhe informou sobre a conclusão do documento e garantiu o apoio do governo do Amazonas para agilizar o processo.
“Acabo de conversar ao telefone com o ministro dos Transportes, Renan Filho, que entrega hoje o relatório que aponta que a repavimentação da BR-319 é tecnicamente viável e ambientalmente sustentável. Parabenizo o grupo de trabalho pelo relatório e coloco o Estado à disposição para agilizar esse processo no que for necessário. A BR-319 é fundamental para o desenvolvimento social e econômico da Amazônia e do Brasil. Vamos pra cima!”
Wilson Lima, governador do Amazonas
Pelo desenvolvimento da Amazônia
O relatório do grupo de trabalho criado para analisar o projeto de pavimentação da BR-319 será apresentado nesta terça-feira, 11, e aponta que a obra, estimada em cerca de R$ 2 bilhões, é essencial para o desenvolvimento social e econômico da Amazônia e do Brasil.
A rodovia de 900 quilômetros liga Porto Velho a Manaus e é vista como um eixo vital para a região.
No entanto, o projeto enfrenta resistência da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que teme que a pavimentação possa incentivar a exploração predatória na Amazônia.
Apesar das preocupações, o relatório detalha medidas para garantir a preservação ambiental e oferecer uma alternativa viável de ligação rodoviária entre as capitais, atualmente acessíveis apenas por via fluvial e aérea.
Entre elas estão o cercamento de 405 quilômetros do “Trecho do Meio” e a instalação de 172 passagens para a fauna local, permitindo que os animais atravessem a rodovia com segurança.
O documento também ressalta que a falta de pavimentação não tem garantido a preservação ambiental, mas sim contribuído para o aumento da criminalidade e do desmatamento na região devido à baixa presença estatal.
Uma reunião na Casa Civil, também marcada para esta terça-feira, discutirá os próximos passos do projeto, incluindo a definição de acordos de cooperação entre o Ministério dos Transportes e órgãos como Ibama, ICMBio, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.
Para monitorar a rodovia, o relatório sugere a instalação de portais na entrada e saída do “Trecho do Meio”, ponto mais sensível do projeto, com um controle rigoroso do tráfego e das atividades, ajudando a prevenir crimes ambientais e promover a segurança.
Relatório atrasado versus precariedade da via
O documento, previsto inicialmente para ser entregue em março deste ano, fornece uma base sólida para a tomada de decisões sobre a BR-319. Ele responde a preocupações dos que defendem a pavimentação como uma solução para melhorar a infraestrutura e promover o desenvolvimento regional, alertando também para os impactos ambientais e sociais.
Os usuários atuais da BR-319 enfrentam dificuldades significativas, especialmente durante a estação chuvosa, quando muitos trechos da estrada se tornam intransitáveis.
A pavimentação promete melhorar as condições de tráfego e a mobilidade da população local, além de facilitar o escoamento de produtos.
A rodovia é considerada essencial para o desenvolvimento econômico da Amazônia, pois oferece uma alternativa mais rápida e eficiente para o transporte de mercadorias e a movimentação de pessoas. O relatório enfatiza que a pavimentação pode ajudar a integrar a região ao restante do país, promovendo crescimento econômico e melhorias sociais.