Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O governador Wilson Lima anunciou a criação da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás, destinada a coordenar a exploração das riquezas naturais do Estado, especialmente o gás natural. A divulgação foi feita na coletiva de imprensa desta quarta-feira, 16/8, e estará sob o cargo de Ronney Peixoto, um profissional com ampla experiência no poder público, era funcionário da Caixa Econômica Federal.
Outra mudança do Primeiro Escalão do Governo foi o anúncio do nome do ex-prefeito de Manaus e ex-deputado estadual, Serafim Corrêa, que é economista e auditor fiscal de carreira, como novo titular da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Sedecti), no lugar de Marco Antônio Villela. Villela assumiu a pasta em maio como secretário interino, quando Pauderney Avelino foi exonerado.
Leia também: Wilson Lima anuncia medidas para otimizar gastos após redução na arrecadação de impostos
O governador destacou a contribuição de Serafim Corrêa para a quebra do monopólio do gás natural, um feito que trouxe impulso para a economia local e abriu portas para investimentos no interior do Estado, como a Eneva, que explora o gás natural em Silves, a 267 quilômetros de Manaus.

O anúncio do governador Wilson Lima sobre as mudanças no secretariado do Amazonas e a criação de nova secretaria reflete uma reestruturação na gestão estadual, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento sustentável e aproveitar os investimentos nas áreas de gás natural, mineração e energias renováveis.
Outras mudanças

O governador também informou sobre mudanças na Secretaria de Produção Rural (Sepror), que será comandada pelo engenheiro de pesca Daniel Pinto Borges, antes comandado por Petrúcio Magalhães Júnior.

O administrador da Fundação Estadual do Índio (FEI), Vanderlei Alvino, assume o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) no lugar de Daniel Borges.

Para a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental (Aadesam), o novo gestor passa a ser Bruno Pena Serra, com vasta experiência na Casa Civil. Antes, a Aadesam era comandada por Erick Hudson.
Ian Ribeiro assume a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) no lugar de Gustavo Sampaio.
*Colaborou Gabriela Brasil






