Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Após o anúncio da companhia aérea TAP sobre a retomada dos voos de Manaus para Lisboa, em Portugal, muitas pessoas têm demonstrado interesse no destino. No entanto, surgiram dúvidas sobre a necessidade de visto e o acesso de brasileiros ao país, que atualmente está no topo entre os destinos preferidos dos turistas.
Para esclarecer essas questões, o Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrevistou um agente de viagens que compartilhou dicas valiosas para quem pretende viajar às terras portuguesas. Além disso, confira um roteiro com informações essenciais sobre os documentos necessários para a sua viagem.
Leia também: Manaus voltará a ter voos para Portugal a partir de novembro
Antes de mais nada, é essencial saber qual o motivo da sua viagem a Portugal, uma vez que cada pessoa pode ter a necessidade de documentos diferentes. Segundo o agente de viagens, Andrey Lima, para viajar a passeio, não é necessário visto, “porém precisa-se cumprir alguns requisitos comprovados em documentação“.
Veja os requisitos:
- Passaporte válido por mais de 6 meses incluindo o período de permanência.
- Comprovante de estadia feito através da apresentação de Voucher de confirmação de hospedagem. Se for se hospedar em residência, será necessária apresentação da carta convite do residente (Anfitrião)
- Seguro viagem que cumpra regulamentação do acordo Schengen com garantia mínima de 30 mil euros
- Passagem de Ida e Volta
- Comprovação de fundos suficiente para se manter em Portugal. Valores sugeridos e considerados como mínimos são: 75 euros por dia, mais 40 euros por dia em caso de alojamento na rede hoteleira. Caso a hospedagem seja em residência comprovada pela carta convite, os 40 euros diários não serão necessários na comprovação. Cartões de créditos internacionais também são considerados como garantidor de fundos para a permanência.
- Emissão do ETIAS – uma autorização eletrônica de viagem. Esse formulário normalmente é disponibilizado em plataforma própria, em alguns casos, através da página de Check In da TAP
- A permanência máxima é de 90 dias.
“Considera-se que essa é a documentação básica que poderá ser exigida na imigração, portanto, pelo sim ou pelo não, todos os passageiros com destino a Portugal e mesmo Europa como todo, devem ter em mãos esses documentos”
Andrey Lima, agente de viagens
Morar em Portugal
Morar em Portugal é o sonho de muitos brasileiros. De acordo com a Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA), que substituiu o antigo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), do total de estrangeiros que vivem no país, cerca de 30% são brasileiros.
Com a entrada em vigor da nova lei de concessão da residência automática de um ano a brasileiros que estão em Portugal, em vigor desde março de 2023, ficou ainda mais fácil colocar em prática os planos de uma temporada no país europeu.
Existem diversas maneiras legais de residir em Portugal, como através da obtenção da nacionalidade portuguesa ou da autorização de residência por meio de visto. A legislação de nacionalidade portuguesa de 2020 estabelece que é possível solicitar a nacionalidade por casamento, residência em Portugal ou ascendência portuguesa.
Andrey Lima explica que em caso de uma viagem para Morar em Portugal, são necessários os seguintes documentos:
- Requerimento do pedido de visto;
- Passaporte com, pelo menos, 6 meses de validade além da data do visto (com cópia);
- Duas fotografias 3×4, com fundo liso e em cores;
- Comprovante de alojamento em Portugal. É aceito contrato de locação ou compra de imóvel, reserva em hotel ou estabelecimento de alojamento local ou carta convite emitida por um residente legal em Portugal.
- Seguro viagem mesmas condições acima informadas
- Autorização para consulta do registro criminal em Portugal pelo SEF;
- Certidão de antecedentes criminais recente (30 dias) emitida pela Polícia Federal. Também é preciso apresentar a certidão emitida em outros países, caso tenha residido por mais de um ano;
- Comprovativo de meios financeiros suficientes para o sustento (os valores variam conforme o tipo de visto solicitado);
- A validade desse visto é de 120 dias, neste período o passageiro deve comparecer ao SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) mediante agendamento prévio para poder dar prosseguimento na legalização de sua permanência recebendo o documento de autorização de residência.
O país tem opções que agradam a todos os gostos, inclusive a facilidade na comunicação. Agora que você já sabe o que é preciso para uma viagem a turismo ou morar em Portugal, é só fazer as malas e planejar sua visita às cidades turísticas como Lisboa, Coimbra ou até mesmo o Porto.