Samantha Brasil – Redação Rios
MANAUS (AM) – Ao todo 10 indivíduos estão sendo procurados pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), através do 12° Distrito Integrado de Polícia (DIP) por roubos praticados em linhas do transporte público. Os roubos ocorreram entre os dias 17 e 24 de abril deste ano, entre as avenidas Torquato Tapajós e Max Teixeira, no bairro Cidade Nova, zona Norte da capital.
Segundo o delegado Wenceslan Queiroz, titular do 12° DIP, todos os roubos foram praticados por pessoas distintas, em linhas de ônibus que estavam trafegando por avenidas da capital amazonense.
Leia também: Mulher é encontrada morta com corte na garganta na Manaus Moderna
Rota de fuga
De acordo com informações da polícia, ao cometer os roubos, os criminosos obrigam os motoristas a mudar a rota do coletivo, levando-os para uma região específica da cidade que serve como rota de fuga. As autoridades policiais afirmam que essa área geralmente fica na avenida Max Teixeira, onde eles utilizam uma ponte para auxiliar na fuga.
Ação criminosa
O primeiro roubo foi praticado por dois homens no dia 17 de abril, às 9h24, na linha 415. Nas gravações da câmera de vigilância do veículo, é perceptível a presença do rapaz de blusa azul e boné, sentado ao lado do cobrador, e seu comparsa, um outro indivíduo com boné preto, sentado na parte de trás, aguardando o momento preciso para realizar o assalto. Após pegar os pertences dos passageiros que estavam no coletivo, eles descem do veículo pela parte da frente sem destino.
Já no dia 22 de abril, por volta das 20h34, três suspeitos entraram em um ônibus da linha 319 e roubaram pertences dos passageiros. Nos vídeos, observa-se que o trio se separa e realiza o roubo contra todas as pessoas que estavam no veículo. É possível ver que o homem de blusa vermelha, depois de roubar a renda do cobrador, manda o motorista seguir por outro caminho. Em seguida, os homens pulam a catraca e descem nas proximidades da ponte na qual a polícia expõe como rota de fuga dos criminosos.
Na última quarta-feira, 24/4, por volta das 13h, outros dois homens praticaram a ação criminosa em um ônibus da linha 356. No vídeo, a dupla armada aparece realizando assaltos às vítimas e obrigando o motorista a seguir o mesmo percurso dos demais roubos, chegando ao mesmo local na avenida Max Teixeira. Ainda na quarta-feira, por volta das 18h40, outros três jovens invadiram um coletivo da mesma linha.
Denúncias
A Polícia Civil pede ajuda da comunidade a respeito do paradeiro dos indivíduos. Quem tiver informações que possam levar a identificação e localização, pode entrar em contato através dos números (92) 98513-3618, disque-denúncia do 12° DIP, ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). “A identidade do informante será preservada”, garantiu o delegado.