Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um naufrágio ocorrido no último sábado, 14/6, no Rio Andirá, zona rural do município de Barreirinha, a 331 quilômetros de Manaus, resultou na morte de dois homens e no resgate de um terceiro sobrevivente. A embarcação envolvida no acidente era uma canoa do tipo “tabajara”, tradicionalmente usada em áreas ribeirinhas.
De acordo com testemunhas, três homens navegavam pela região da Vila de Tucumanduba quando foram surpreendidos por um forte temporal. A força dos ventos e a correnteza acabaram virando a embarcação, que naufragou logo em seguida.
O único sobrevivente, identificado como Samuel Straus, de 38 anos, foi encontrado à deriva e em estado debilitado por tripulantes de outra embarcação que navegava próximo ao local.
As buscas pelas vítimas desaparecidas foram realizadas pela Defesa Civil Municipal. No domingo, 15, por volta das 15h40, o corpo de Valentim Ferreira, de 76 anos, foi localizado. Na manhã desta segunda-feira, 16, por volta das 8h40, as equipes encontraram o corpo da segunda vítima, Paulo Barbosa da Silva, de 69 anos.
Nota da Prefeitura de Barreirinha
Em nota, a Prefeitura de Barreirinha lamentou profundamente a tragédia e se solidarizou com os familiares das vítimas. “Desde o momento do ocorrido, as equipes da Defesa Civil foram deslocadas ao local para realizar buscas. Foi prestado ainda assistência direta às famílias, oferecendo apoio social e acompanhamento técnico”, relatou a gestão municipal.
Nota da Marinha do Brasil
Já a Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9° Distrito Naval, informou que tomou conhecimento de um acidente envolvendo duas embarcações, na manhã desta segunda-feira, nas proximidades do município de Itacoatiara-AM.
“A Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) instaurou um Inquérito de Acidentes e Fatos da Navegação para investigar as causas, circunstâncias e eventuais responsáveis. O caso segue sendo investigado. A Capitania da Marinha poderá ouvir sobreviventes e testemunhas nos próximos dias para apurar com mais precisão as circunstâncias do acidente”, ressaltou.
Veja vídeo:
Reprodução: Redes Sociais / X












