Patrick Motta Jr – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um homem foi flagrado na tarte de segunda-feira, 12/8, enquanto pedia dinheiro no trânsito parado na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Manaus.
De acordo com um vídeo registrado pela população ao redor, o homem se encurva como se estivesse com dores ou como se fosse uma Pessoa com Deficiência (PcD), enquanto o sinal está vermelho. Logo em seguida, quando o semáforo ‘abre’, o homem acelera os passos e, já longe da vista dos veículos que lhe dariam ajuda, anda normalmente.
Ainda conforme as imagens, o caso se repete quando o semáforo está aberto e fecha. O homem se encurva, desacelera o passo e usa um instrumento para auxiliar na movimentação, para voltar a pedir ajuda na via. O vídeo foi compartilhado nas redes sociais e gerou indignação, pela possível tentativa de golpe do homem.
Estelionato
O caso pode se tornar crime de estelionato. De acordo com a advogada criminalista Maria Laura Roberge, se alguém der esmola pro homem em razão da suposta condição física dele, ele poderia responder pelo crime de estelionato.
“Obter para si ou para outrem vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento, é o dispositivo do estelionato. Então, ele induz alguém a erro pra dar esmola”, disse.