Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A sociedade desempenha um papel fundamental no combate à violência contra idosos. Se faz necessário valer as leis e ter consciência de fazer a denúncia. Encoraja o vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB), que está à frente da Comissão de Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso (COMDCAI).
“Se as pessoas denunciarem qualquer situação de abuso ou violência que presenciarem, mesmo quando ocorrem no seio familiar, já vai ajudar e fazer a diferença”, pontua o parlamentar durante entrevista exclusiva ao portal RIOS DE NOTÍCIAS, nesta terça-feira, 20/6. Na ocasião, Cordovil destacou o compromisso da Câmara Municipal de Manaus (CMM) que tem trabalhado formas de se tornar mais próxima da sociedade.
“Temos que fazer valer as leis pois muitos idosos sofrem violência não só física, mas também psicológica. E a comissão tem trabalhado para aproximar a sociedade do direito do idoso, para que ela tenha consciência e possa fazer as denúncias. São vários os canais, dentre eles: o Disque 100 (Disque Direitos Humanos) o 165 (Disque Idoso). Tem também a própria Delegacia do Idoso e a Câmara Municipal por intermédio da ouvidoria e a 20ª Comissão que defende o direito do idoso e da criança”, instruiu.
Leia também: Omar Aziz manterá cálculo da inflação do Arcabouço proposto na Câmara
O vereador Rosivaldo Cordovil mencionou a realização do projeto Câmara Cidadã, que nas duas edições pôde levar diversos serviços aos cidadãos. O parlamentar ressalta que existem planos para expandir essa iniciativa para áreas rurais da capital também ribeirinhas, visando atender um número maior de pessoas.
“A Casa vem avançando muito na gestão que estamos. O presidente da CMM, Caio André (PSC), junto com a nossa Mesa Diretora, na qual eu faço parte, assumiu o compromisso em poder levar a Câmara à sociedade. Então, já colocamos em prática o projeto em dois momentos, no bairro Coroado, zona Leste, e outro no Centro Cultural do Povos da Amazônia, zona Sul, e atendemos a população com vários serviços”, detalhou.
Além de seu papel como corregedor da Câmara Municipal de Manaus, Cordovil também destaca a importância da Comissão de Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso, que trabalha em conjunto com Conselhos tutelares e delegacias especializadas para acolher denúncias e encaminhá-las ao Ministério Público do Amazonas (MPAM).

“A gente acolhe denúncias, faz encaminhamento ao MPAM, faz audiências internas, trabalha junto com os órgãos competentes Então, a Comissão tem um papel preponderante. Nós vamos agora começar a intensificar cada vez mais as visitas devido as denúncias que a gente recebe”, promete o vereador, que demonstra preocupação na violência praticada contra os idosos, principal temas discutidos durante a entrevista.
Rosivaldo Cordovil enfatiza a importância da participação do cidadão em prol da proteção e segurança dos grupos mais vulneráveis e com isso promover uma sociedade mais justa e inclusiva.
“A sociedade precisa de conscientização. E pode fazer denúncias também. É muito importante! Se você vê alguma situação ocorrendo contra o idoso e a criança, você pode denunciar. Muitos idosos e muitas crianças sofrem abusos da própria família. E é necessário ter essa consciência. Às vezes, a pessoa diz ‘ah, eu não vou me meter nessa causa, nessa situação, porque não me diz respeito’, mas a gente precisa ajudar e ajudar é fazendo a denúncia”, friza.
Sobre Rosivaldo Cordovil
O parlamentar é administrador de empresas, com pós-graduação em Gestão Pública e Gerência de Cidades, corregedor da Câmara Municipal, presidente do diretório do PSDB e também presidente da 20ª Comissão de Direito da Criança do Adolescente e do Idoso.
Ingressou na carreira pública a partir de trabalhos sociais desenvolvidos na cidade de Manaus desde 2002. Assumiu seu primeiro mandato como vereador na CMM em 2012.
Em 2016 foi reeleito e nas eleições de 2020 foi o 8º vereador mais votado pelo PSDB.






