Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O vereador Aldenor Lima (União Brasil) apresentou o projeto de resolução que cria, no Regimento Interno da Casa, a “Medalha Vira-Lata Caramelo”. A honraria pretende reconhecer pessoas, protetores independentes, instituições e iniciativas ligadas ao bem-estar animal.
A proposta altera o artigo 174 do Regimento Interno da Casa e ainda tramita nas comissões permanentes antes de ir ao plenário. “A criação da Medalha Vira-Lata Caramelo busca reconhecer aqueles que, com dedicação e compromisso ético, contribuem para o cuidado responsável e o respeito à vida animal”, afirmou o vereador.
Leia também: Vereadores de Manaus aprovam Reforma da Previdência Municipal em segundo turno
A iniciativa surge em meio à greve dos servidores municipais da educação, que ocorre após a aprovação, em segundo turno, da reforma da Previdência na Câmara Municipal de Manaus. Aldenor Lima, um dos 29 vereadores que votaram a favor da medida, enfrentou críticas nas redes sociais após apresentar a proposta da medalha.
“Fico muito feliz quando vejo o retorno dos meus impostos”, disse um internauta ironizando a situação. Outro relembrou a votação sobre a Reforma da Previdência. “Interessante foi que o Au-denor Lima foi um dos que virou a casaca e votou a favor da reforma.”
O que o projeto defende?
No texto do projeto, Aldenor defende que a medalha fortalece políticas públicas voltadas à causa animal e cita o artigo 225 da Constituição, que impõe ao poder público o dever de proteger a fauna e combater práticas de crueldade.
O vereador também relaciona a iniciativa ao conceito de Saúde Única, destacando que a saúde humana, a saúde animal e o meio ambiente são interdependentes. Para ele, premiar ações voltadas à proteção animal contribui para políticas de saúde pública.
O nome escolhido, “Vira-Lata Caramelo”, é justificado como símbolo afetivo e representativo da relação dos manauaras com animais em situação de vulnerabilidade.












