Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O vereador Rodrigo Guedes (PP) apresentou uma representação ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) contra o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), por suspeitas de irregularidades em contratos firmados pela prefeitura com empresas que, segundo a denúncia, teriam repassado recursos a familiares do gestor municipal. A medida foi publicada no Diário Oficial Eletrônico da Corte nesta quarta-feira, 8/10.
De acordo com o documento, a representação tem como alvos a Prefeitura de Manaus, o próprio prefeito David Almeida e a empresa Construtora Rio Piorini LTDA. O caso tramita sob o número de processo 15309/2024.

Leia também: Prefeito de Barreirinha lamenta morte de crianças indígenas e cobra por justiça
A denúncia sugere que contratos firmados pela administração municipal possam ter sido utilizados para realizar repasses financeiros irregulares, configurando possível favorecimento de parentes do prefeito.
Entre os órgãos e empresas citados na representação estão a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), além das produtoras The Set Filmes Ltda., Skyline Produções Ltda., Agência de Interatividade e Marketing Ltda. e L.O.F Fênix.
Na representação, Guedes solicita que o prefeito perca os direitos políticos, que haja o ressarcimento ao erário público e o ajuizamento de ações por improbidade administrativa. O caso está sob análise do TCE-AM e é acompanhado pelos advogados Caio Coelho Redig e Luana Caroline Damasceno, com atuação do procurador João Barros de Souza.
‘Almeidalândia’
No último domingo, 21/9, o vereador Rodrigo Guedes divulgou nas redes sociais um vídeo com acusações contra o prefeito, alegando que David Almeida estaria utilizando a máquina pública para beneficiar seus familiares.
Segundo Guedes, as informações são fruto de uma investigação realizada por sua equipe, que aponta favorecimentos ao núcleo familiar do prefeito e também à família de sua esposa. “Isso demonstra que David Almeida não tem absolutamente nenhum espírito público. É uma página muito triste da história da cidade de Manaus”, declarou o vereador em entrevista ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS.
Guedes afirmou ainda que a atual gestão estaria transformando a Prefeitura de Manaus em uma “propriedade particular”.
Outro lado
O riosdenoticias.com.br entrou em contato com a Prefeitura de Manaus e com a Construtora Rio Piorini LTDA para obter um posicionamento, mas até o momento da publicação não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestações.












