Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Defesa Civil do Amazonas emitiu nesta sexta-feira, 6/12, um alerta sobre a possibilidade de chuvas intensas em Manaus. Em diversos pontos da cidade, as condições climáticas resultaram em acidentes envolvendo motoristas.
Na avenida das Torres, zona Norte da capital, um condutor perdeu o controle do veículo na pista molhada e acabou descendo desgovernado o canteiro central, em frente a uma peixaria. Equipes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) estiveram no local para prestar socorro, mas até o momento, não há mais informações sobre o estado do motorista.
Outro incidente foi registrado na bola do Coroado, próximo ao viaduto Rei Pelé, na zona Leste. Um caminhão de uma empresa de reciclagem derrapou e colidiu contra tapumes de obras. Felizmente, o motorista não sofreu ferimentos.
Alerta meteorológico
De acordo com a Defesa Civil, imagens de satélite indicam a presença de nuvens convectivas sobre a capital e a Região Metropolitana, aumentando a possibilidade de pancadas de chuva moderadas a fortes, com risco de trovoadas e rajadas de vento.
“As chuvas intensas podem resultar em acumulados significativos de precipitação, aumentando o risco de alagamentos e enxurradas. Recomendamos seguir as orientações da Defesa Civil local e o plano de contingência municipal. Em casos de emergência, entre em contato pelos números 199 ou 193”, afirmou o órgão.
Em Manaus, a previsão do Climatempo aponta chuvas de até 13 mm, com temperatura máxima estimada em 30°C.
Chuvas intensas no interior
Além da capital, municípios do interior também foram fortemente impactados pelas chuvas. Em Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, foram registrados impressionantes 125,2 mm de chuva no bairro São José até as 9h desta sexta-feira.
Outras cidades também sofreram com o alto volume de precipitação:
- Anamã: 116,9 mm no centro da cidade.
- Beruri: 87,3 mm acumulados nas últimas 24 horas.
- Barreirinha: 32,5 mm de chuva no bairro Santa Luzia, desde as primeiras horas do dia.
A Defesa Civil segue monitorando a situação em todo o estado, especialmente nas áreas mais vulneráveis, como regiões ribeirinhas e comunidades de difícil acesso.