Patrick Motta Jr – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Club de Regatas Vasco da Gama, mais conhecido como Vasco da Gama, ou simplesmente, Vasco, completa 126 anos nessa quarta-feira, 21/8. Fundado como um clube de remo em 1898, por um grupo de 63 rapazes, imigrantes portugueses e luso-descendentes, seu nome foi escolhido como “Club de Regatas Vasco da Gama” em comemoração aos 400 anos da viagem do almirante de mesmo nome à Índia.
Seu primeiro grande título foi o campeonato carioca de 1923, conquistado pelo time “Camisas Negras”, elenco com a maioria dos jogadores negros e de classes operárias. É bicampeão em torneios intercontinentais de futebol e bicampeão sul-americano.
Leia também: Vasco anuncia a contratação de Philippe Coutinho após 14 anos: ‘Muita felicidade’
Torcida
O Clube integra o 5º lugar no ranking das 5 maiores torcidas do Brasil, segundo a pesquisa “O Maior Raio-X do Torcedor”, encomendada pelo canal CNN Brasil e pela rádio Itatiaia. A pesquisa ouviu 6.373 pessoas, e foi realizada entre abril e maio de 2024. O time traz torcedores apaixonados e orgulhosos pela sua história, como é o caso de Edgar Júnior, puxador de bateria da 26ª Força Jovem do Vasco (FJV). Para ele, o Vasco é muito mais que um clube de futebol
“O Vasco da gama é muito mais que um clube de futebol! O Vasco é cultura, religião, dos negros, dos brancos, do português! O legítimo e verdadeiro clube do povo! Falar de VASCO é sempre uma emoção, fico até emocionado.”
De acordo com Edgar, a história do time é inspiração para tomada de decisões, em diversas áreas da vida. “Para nós, torcedores apaixonados, a história do vasco é como se fosse a principal fonte de inspiração para a tomada de decisões, promoção de ações de inclusão, como as que o clube fez, na época, com jogadores negros, por exemplo. O clube sempre foi rejeitado, mas ‘se meteu’ no futebol, com garra, e pôde fazer seu nome no futebol carioca. Tudo isso é reflexo da sua ousadia, da sua luta, disse.
Segundo Thais Santos, que também é torcedora árdua do time, celebrar o aniversário do cruzmaltino também é uma forma de honrar sua bela história e de comemorar o sentimento de união entre vascaínos.
“Como uma grande torcedora do Vasco, celebrar os 126 anos do clube é uma forma de honrar toda a história e as conquistas que fazem parte da identidade do time e dos torcedores. É um momento de orgulho, de relembrar os feitos que marcaram o futebol brasileiro e de reafirmar o amor pelo pelo time“, falou.
O momento, de acordo com Thais, “também reforça o sentimento de união entre os vascaínos, destacando a importância de manter viva a tradição e o legado de um clube que sempre lutou por causas importantes, dentro e fora de campo. O Vasco, é pra quem acredita!”.
Celebração
De volta após 13 anos, o show “Vamos Todos Cantar de Coração” reúne, nesta quarta-feira, 21/8, vários artistas da música brasileira para celebrar o aniversário do Vasco da Gama.
O evento vai acontecer no Espaço Hall, no Rio de Janeiro (RJ), a partir das 19h, e contará com nomes como Lexa, BK, Kevin o Chris, Delacruz e Tico Santa Cruz. Buno Maia, diretor da série “Romário, O Cara, e idealizador do projeto, vai dirigir o show a convite do clube, prometendo resgatar a essência e o sucesso da primeira edição. Os valor mínimo dos ingressos é R$ 75.
A junção de entretenimento e futebol, muitas vezes consagrada pela expressão “Sportainment”, teve como um dos pioneiros o projeto “Vamos Todos Cantar de Coração”.
A primeira edição do evento aconteceu há 13 anos, em 2011, logo após o título da Copa Brasil do Vasco, e teve a presença de grandes artistas da Música Popular Brasileira (MPB), como Erasmo Carlos, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Luiz Melodia. As personalidades homenagearam cruz-maltino com músicas autorais sobre o clube durante o show, realizado para mais de 5 mil pessoas no Rio de Janeiro (RJ) e que se tornou DVD.