Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Em uma operação realizada nesta sexta-feira, 21/6, três policiais militares foram presos sob acusações de tráfico de drogas e abuso de autoridade.
A operação foi conduzida pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc). Além das prisões, mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas zonas Sul e Leste de Manaus.
De acordo com o Comandante Geral da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), coronel Klinger Paiva, logo que identificados, as diligências iniciaram para retirar das ruas os policiais envolvidos na ocorrência.
“Gostaríamos de ressaltar que é uma situação de uma pequena parte da nossa tropa que foi identificada e logo que tomamos conhecimento apoiamos as investigações para tirar das ruas os policiais envolvidos nessa ocorrência” , declarou Klinger.

Segundo o delegado Rodrigo Torres, diretor do Departamento de Investigação Sob Narcóticos, as investigações se iniciaram em janeiro deste ano, após denúncias sobre a prática do crime. Torres explicou de que forma os policiais conseguiam o material ilícito.
“Essa prática criminosa trata-se da subtração dos entorpecentes onde o servidor tem as informações de onde pode ter as substancias ilícitas, dessa forma vai lá, faz a apreensão, mas não faz a apresentação das drogas na delegacia. A partir disso desviam o material para lucro próprio”, explicou o delegado.
Policiais identificados
Os policiais envolvidos foram identificados como Volney Maia da Silva, de 34 anos, Mário Lima de Souza, de 38 anos, e André Oliveira Maciel, de 38.

Além disso, o coronel Klinger Paiva ressaltou que a corporação não compactua com quaisquer crimes praticados por membros.
“Este comando não tolera e não compactua com nenhuma prática delituosa de seus componentes. A gente vai sempre trabalhar em conjunto com a nossa diretoria de disciplina para que a gente consiga fazer valer a lei e fazer com que estes policiais sejam retirados de circulação”, destacou o comandante da PM.
Recorrência
As prisões realizadas nesta sexta-feira não são um caso isolado. Oito policiais foram presos por tráfico de drogas após investigações conduzidas pelo Ministério Público no âmbito da Operação Audácia, realizada no dia 14 de junho.
Entre os detidos estão Jhoanderson Fernandes de Oliveira, Ivan Cruz Souza, Wender Bentes da Costa, Joel Nunes de Souza, Francisco de Assis Mota da Silva, Fabiano Araújo Negreiros e Elizoney Pinheiro da Silva e Clovis Matias da Silva.
A operação foi motivada por uma denúncia recebida pelo sistema Disque-Denúncia (181), que alertou sobre a presença de policiais militares manipulando uma grande quantidade de drogas em uma rua do bairro Educandos, zona Sul de Manaus, no dia 17 de maio.
*Com colaboração de Diana Rodrigues






