Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A paixão pelo Boi Caprichoso levou o marinheiro de convés Diego Moraes a encarar uma jornada pelas águas da Amazônia rumo ao Festival de Parintins. Nas redes sociais, ele compartilha os detalhes da travessia de aproximadamente 420 quilômetros, realizada de caiaque, com o objetivo de chegar à ilha e acompanhar a disputa entre os bois-bumbás.
A previsão é que Diego desembarque em Parintins nesta sexta-feira, 26/6, poucas horas antes do início das apresentações no Bumbódromo. O desafio reúne duas de suas maiores paixões: a canoagem e o amor pelo boi da estrela azul.
A viagem tem chamado a atenção nas redes sociais pela distância percorrida e pela forma escolhida para chegar ao festival. Embora já conheça Parintins, Diego nunca assistiu ao evento presencialmente e decidiu transformar sua primeira experiência em uma aventura pelos rios amazônicos.
“Ir a Parintins durante o Festival Folclórico é a realização de um grande sonho. Sempre disse que, na primeira vez que fosse, minha chegada seria diferente do convencional. E essa chegada, se Deus permitir, será de caiaque”, afirmou.
Leia também: No embalo dos bois, passageiros transformam viagem a Parintins em festa
Jornada marcada pela paixão
A embarcação utilizada por Diego originalmente possui a cor vermelha, associada ao Boi Garantido. Antes da partida, porém, ele aplicou um adesivo azul para representar o Caprichoso.
Segundo o marinheiro, a mudança simboliza o propósito da viagem e reforça sua identificação com o boi da estrela azul, que o acompanhará desde a saída de Manaus até a chegada em Parintins.
“Levo comigo a experiência de inúmeras jornadas, a força dos rios amazônicos e, acima de tudo, um profundo sentimento de gratidão por poder viver este momento tão especial. Serão 420 quilômetros divididos em seis dias. Que Deus abençoe essa travessia e que seja mais uma experiência inesquecível em minha história”, relatou.
Experiência em expedições
Apesar do desafio, a travessia está longe de ser a primeira aventura de Diego. Ao longo dos últimos anos, ele já percorreu mais de 3 mil quilômetros pelos rios amazônicos em expedições de longa distância.
Entre os trajetos realizados estão percursos pelo Rio Amazonas, de Manaus a Santarém, e pelo Rio Negro, de São Gabriel da Cachoeira até Manaus, além de outras rotas pela região.
“Ao longo dos anos, já percorri mais de 3 mil quilômetros pelos rios da Amazônia. Entre tantas aventuras, naveguei o Rio Amazonas, de Manaus a Santarém, e o Rio Negro, de São Gabriel da Cachoeira até Manaus, além de diversos outros rios da região”, destacou.
Reta final da viagem
Na manhã desta quinta-feira, 25, Diego compartilhou um vídeo nas redes sociais informando que deixou a comunidade Augusto Montenegro e entrou na reta final da jornada. A expectativa era percorrer cerca de 80 quilômetros ao longo do dia para reduzir a distância restante até Parintins.
“Saindo aqui agora da comunidade Augusto Montenegro. São exatamente 7h20 da manhã e hoje eu quero remar pelo menos 80 quilômetros para amanhã remar apenas uns 60 e chegar em Parintins por volta de duas ou três horas da tarde”, contou.
Segundo ele, a correnteza mais favorável do trecho deve contribuir para o avanço da viagem e permitir uma chegada mais tranquila à ilha.
“A correnteza aqui corre bem mais do que lá para cima, então acredito que os 80 quilômetros de hoje serão um pouco mais tranquilos de fazer”, afirmou.
Conforme os vídeos publicados nas redes sociais, Diego utiliza equipamentos de segurança durante toda a expedição, incluindo localizador via satélite e sistema de internet via satélite para manter comunicação ao longo do trajeto.
Além dos desafios da viagem, o marinheiro também tem recebido apoio de moradores das comunidades ribeirinhas, que oferecem acolhimento e incentivo durante a travessia rumo ao Festival de Parintins.






